A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O PONTO DA REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E NOS CADERNOS DE FORMAÇÃO RBCE
Parole chiave:
Educação Física, Gênero, Sexualidade, EscolaAbstract
O objetivo deste trabalho foi analisar a produção científica sobre gênero e sexualidade na Educação Física escolar das Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e dos Cadernos de Formação RBCE. Para tanto, a problemática assim se circunscreve em: de que forma as questões de gênero e sexualidade publicados no contexto da Educação Física Escolar são representados a partir dos periódicos já citados? Metodologicamente, este estudo conta com uma sistematização qualitativa inspirado na análise bibliométrica. Assim, as etapas se sucederam em: 1- acesso ao portal dos periódicos; 2- busca dos descritores com aplicação de filtros; 3- exclusão de textos repetidos. Até esse momento, obteve-se 31 textos, mas ao avaliar a pertinência, por meio da leitura de títulos e resumos, restaram apenas 04. Diante desse resultado, realizou-se a leitura exploratória e crítica para consequentemente, organizar e ordenar as ideias. Podemos inferir que as publicações sobre a temática nos periódicos são reduzidas e, as poucas achadas, ainda não avançaram em novas e diferentes perspectivas de identidades de gênero, baseando-se apenas nas categorizações já padronizadas do binarismo de gênero. Como assunto relevante, sugere-se que as revistas elaborem estratégias para a democratização das publicações, como por exemplo propor dossiê sobre o tema.
Riferimenti bibliografici
BARDIN, LAURENCE. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BORTOLINI, Alexandre. Diversidade sexual e de gênero na escola. Revista Espaço Acadêmico, v. 11, n. 123, p. 27-37, 1 ago. 2011.
CADERNOS DE FORMAÇÃO RBCE (ed.). Sobre a revista: políticas editoriais. Políticas Editoriais. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 20 out. 2020.
CÂMARA, ROSANA HOFFMAN. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 6(2), 179-191, 2013.
CAVALEIRO, MARIA CRISTINA. A Escola em movimento: Feminilidades homossexuais, identidades, pertencimento e exclusão. In: Anais da 29ª Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu, MG: Anped, 2006.
CIRIBELLI, CARLOS JOSÉ DE MOURA; RASERA, EMERSON FERNANDO. Construções de Sentido sobre a Diversidade Sexual: Outro Olhar para a Educação Infantil. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 39, e175599, 2019 .
DEVIDE, Fabiano Pries et al . Estudos de gênero na Educação Física Brasileira. Motriz: rev. educ. fis. (Online), Rio Claro , v. 17, n. 1, p. 93-103, Mar. 2011 .
DIAS SOBRINHO, José. Qualidade, pertinência, relevância, responsabilidade social, bem público. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [S.L.], v. 24, n. 1, p. 1-7, maio 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772019000100001.
DORNELLES, Priscila Gomes. Distintos destinos?: a separação entre meninos e meninas na educação física escolar na perspectiva de gênero. 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1977.
FRANCO, CAROLINA; RODRÍGUEZ-MORALES, ALFONSO. Revistas científicas de estudiantes de medicina. Gaceta Médica de Caracas, v. 117, n. 1, p. 70-70, 2009.
GONZÁLEZ-PALOMARES, ALBA; ALTMANN, HELENA; REY-CAO, ANA. Estereótipos de gênero nas imagens dos livros didáticos de educação física do Brasil. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 21, n. 1, p. 219-232, 2015.
JUNQUEIRA, ROGÉRIO DINIZ. Homofobia nas escolas: Um problema de todos. In: R. D. Junqueira (Org.), Diversidade sexual na educação: Problematizações sobre a homofobia nas escolas (pp. 13-51). Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. katálysis, Florianópolis , v. 10, n. spe, p. 37-45, 2007.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, Campinas , v. 19, n. 2, p. 17-23, Aug. 2008 .
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LÜDORF, SÍLVIA MARIA AGATTI et al. A produção do GTT Corpo e Cultura no CONBRACE: retratos da região sudeste. ARQUIVOS EM MOVIMENTO (UFRJ. ONLINE), v. 10, p. 77-98, 2014.
MATOS, Marlise. Teorias de gênero ou teorias e gênero? Se e como os estudos de gênero e feministas se transformaram em um campo novo para as ciências. Rev. Estud. Fem., Florianópolis , v. 16, n. 2, p. 333-357, Aug. 2008 .
MAYTA-TRISTÁN, PERCY; PENA-OSCUVILCA, AMÉRICO. Importancia de la publicación en las sociedades científicas de estudiantes de medicina del Perú: estudio preliminar. CIMEL Ciencia e Investigación Médica Estudiantil Latinoamericana, v. 14, n. 1, p. 27-34, 2009.
MORAES E SILVA, Marcelo. Escola e educação física: maquinaria disciplinar, biopolítica e generificante. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre , v. 34, n. 2, p. 343-357, jun. 2012 .
MOTA, Weslei da; LEZAN, João Pedro. QUESTIONANDO A MASCULINIDADE HEGEMÔNICA A PARTIR DO “CAÇADREZ”: uma boa prática educativa no ensino médio?. Cadernos de Formação Rbce, [S.L.], v. 9, n. 2, p. 22-33, set. 2018. ISSN 2175-3962.
PEDROSA, Gabriel Frazão Silva et al. Esquemas de producción científica sobre atletas transgénero en los medios de comunicación brasileños: una revisión de la literatura. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 265, p. 96-111, 21 jun. 2020.
PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa. Relações de gênero na imprensa esportiva. 96 f. Tese (Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte) – Instituto de Educação Física e Desporto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 2015. Recuperado de: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UERJ_d24feb12d0d515700b62c8cdcb978a12
PEREIRA, Marta Regina Alves. No jogo das diferenças: nuanças de gênero e a prática docente na educação infantil e no ensino fundamental. 2004. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, UFU, Uberlândia, 2004.
PRADO, Vagner Matias do; RIBEIRO, Arilda Inês Miranda. Gêneros, sexualidades e Educação Física escolar: um início de conversa. Motriz. Revista de Educação Física. Unesp, [S.L.], v. 16, n. 2, p. 402-413, 9 fev. 2010. UNESP - Universidade Estadual Paulista. http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p402.
REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (ed.). Sobre a revista: políticas editoriais. Políticas Editoriais. Disponível em: http://www.oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/RBCE/about/editorialPolicies#custom-0. Acesso em: 20 out. 2020.
SABATEL, GLENDA MACEDÔNIA GUTIERRES et al. Gênero e sexualidade na educação física escolar: Um balanço da produção de artigos científicos no período entre 2004-2014 nas bases do Lilacs e Scielo. Pensar a prática, v. 19, n. 1, 2016.
SILVEIRA, Viviane Teixeira et al . Escola de formação de "professoras": as relações de gênero no currículo superior de educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre , v. 33, n. 4, p. 857-872, dez. 2011 .
SOARES, Jorge Alexandre Pereira; ANTUNES, Hélio Ricardo Lourenço; AGUIAR, Célia Fernanda dos Santos. Prática desportiva e sucesso escolar de moças e rapazes no ensino secundário. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre , v. 37, n. 1, p. 20-28, mar. 2015.
SOUZA, DANIEL ALBERTO; MARCELINO NASCIMENTO, GEYSA CRISTINA;
SCORSOLINI-COMIN, FABIO. Revelarse homosexual: percepciones de jóvenes adultos brasileños. Ciencias Psicológicas, v. 14, n. 2, 2020.
UCHOGA, Liane Aparecida Roveran; ALTMANN, Helena. Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre , v. 38, n. 2, p. 163-170, jun. 2016 .
VIANNA, Claudia Pereira et al . Gênero, sexualidade e educação formal no Brasil: uma análise preliminar da produção acadêmica entre 1990 e 2006. Educ. Soc., Campinas , v. 32, n. 115, p. 525-545, June 2011 .