FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE EM GINÁSTICA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Palabras clave:
Ginástica, Formação, Ensino SuperiorResumen
Este estudo objetivou mapear a formação e atuação acadêmica de docentes que atuam na área da Ginástica nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da região Norte. Para isso, foram analisados websites e documentos oficiais de nove IES, além do Currículo Lattes de 24 docentes destas instituições. Os dados indicam, em geral, a atuação de docentes não-especialistas em Ginástica, isto é, com formação acadêmica em áreas distintas. Ademais, o número de publicações científicas sobre Ginástica se mostra tímido quando comparado a outras regiões brasileiras. Sobre orientações e ações extensionistas, há um número expressivo de atividades, porém concentradas em poucas IES, com destaque para UFAM, UEPA e UFPA. Por fim, identificamos maior envolvimento em ações – Ensino, Pesquisa e Extensão – das modalidades Ginástica Artística e Ginástica Rítmica, o que corrobora a produção de literatura.Citas
BAHU, L.; CARBINATTO, M. V. Extensão Universitária e Ginástica Para Todos: contribuições à formação profissional. Conexões, v. 14, p.46-70, 2016.
BARBOSA-RINALDI, I. P. A ginástica como área de conhecimento na formação profissional em Educação Física: encaminhamentos para a reestruturação curricular. 219p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BATISTA, M. S. Extensão universitária: análise dos Grupos de Ginástica para Todos. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2019.
BERGER, P. L. LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004.
BROCH, C.; BRESCHILIARE, F. C. T.; BARBOSA-RINALDI, R. P. A expansão da educação superior no Brasil: notas sobre os desafios do trabalho docente. Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 25, n. 2, 2020.
CARBINATTO, M. V.; MOREIRA, W. W.; CHAVES, A. D.; SANTOS, S. P.; SIMÕES, R. R. Campos de atuação em Ginástica: estado da arte nos periódicos brasileiros. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p.917-928, jul./set. 2016.
CARVALHO, K. M. C. Avanços e descontinuidades das ginásticas no Ceará (1996-2017). 175f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2018.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
CORRÊA, L. S.; SILVA, C. B.; VERDE, E. J. S. R. C. Gymnastics at the University: Performance of teachers in research, teaching, and extension in Amazonas. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, 2020.
ESTÁCIO, L. S. S. A importância do Currículo Lattes como ferramenta que representa a ciência, tecnologia e inovação no país. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 22, n. 2, p.300-311, 2017.
GADOTTI, M. Extensão Universitária: Para quê? Instituto Paulo Freire. 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/noticias/557-extensao-Universitária-para-que. Acesso em: 15 de agosto de 2021.
LIMA, L. B. Q.; MURBACH, M. A.; BORTOLETO, M. A. C.; NUNOMURA, M.; SCHIAVON, L. M. A produção acadêmica em Ginástica na pós-Graduação em Educação Física das Universidades estaduais de São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 24. n. 1, p.52-68, 2016.
OLIVEIRA, L. M.; PIRES, A. F.; BARBOSA-RINALDI, I. P.; PIZANI, J. A ginástica como tema de investigação nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil (1980-2020). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, 2021.
PAOLIELLO, E.; TOLEDO, E.; AYOUB, E.; BORTOLETO, M. A. C.; GRANER, L. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas: Unicamp, 2014.
PEREIRA, A. M.; ANDRADE, T. N.; CESÁRIO, M. A produção do conhecimento científico em Ginástica. Conexões, Campinas, v. 10, p.56-79, 2012.
REIS-FURTADO, L. N.; PATRICIO, T. L.; BATISTA, M. S.; CARBINATTO, M. V. Sport and Social Media: Analysis of the Brazilian Gymnastics Federation's Instagram. Revista da Educação Física, v. 32, p.1-11, 2020.
RIGO, L. C.; RIBEIRO, G. M.; HALLAL, P. C. Unidade na diversidade: desafios para a Educação Física no século XXI. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 16, n. 4, p.339-345, 2012.
SILVA, J. V. P.; GONÇALVES-SILVA, L. L.; MOREIRA, W. W. Produtivismo na pós-graduação. Nada é tão ruim, que não possa piorar. É chegada a vez dos orientandos! Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p.1423-1445, out./dez. 2014.
SIMÕES, R.; MOREIRA, W. W.; CHAVES, A. D.; SANTOS, S. P.; COELHO, A. L.; CARBINATTO, M. V. A produção acadêmica sobre ginástica: estado da arte dos artigos científicos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 1, p.183-198, 2016.
SOARES, C. L. Imagem da Educação no Corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, v. 22, n. 44, 2014.