Qualidade de Vida no trabalho do Professor de Educação Física: reflexões sobre as possibilidades de um novo campo de investigação acadêmica

Autores/as

  • Leandro Nogueira Salgado Filho UFRJ

Palabras clave:

qualidade, qualidade de vida, qualidade de vida no trabalho, democracia

Resumen

O presente artigo visa discutir as possibilidades da qualidade de vida no trabalho do professor de
Educação Física, como um novo campo de investigação acadêmica. São analisadas as categorias “qualidade”,
“qualidade de vida” e “trabalho”, com base em uma revisão sumária da literatura que não perde de vista a
historicidade desses termos e sua relação com o setor da Educação Física e Esportes. Seu texto indica que a
história da aventura humana em busca pela qualidade, tem sido também em sua maior parte, a história da
adoção de condições inclusive subumanas, entre as formas de trabalho necessárias à sua consecução. O
campo da Educação Física e Esportes oferece uma visão limitada de qualidade de vida, e necessita ampliála
para incluir o estudo da qualidade de vida no trabalho, de forma a contribuir para um maior nível de
democratização social.

Biografía del autor/a

Leandro Nogueira Salgado Filho, UFRJ

Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos - UFRJ (1979), Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996) e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) e revisor do periódico Arquivos em Movimento (EEFD-UFRJ) .Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: hidroginástica, natação, saúde, esporte e gestão esportiva.

Publicado

2011-04-11

Número

Sección

Artigos de Revisão