ESCOLA POSTURAL: UMA METODOLOGIA ADAPTADA PARA CRIANÇAS
Resumen
O objetivo deste estudo foi desenvolver junto às crianças do Projeto Escolinhas Integradas Airton Senna, um programa de Escola Postural com metodologia adaptada para crianças. A amostra foi constituída por 28 crianças e dividida em grupo controle e experimental. Foram realizadas três avaliações: (1) Avaliação da Postura Estática, (2) Avaliação da Postura Dinâmica (atividades da vida diária -- AVDs), (3) Questionário sobre o conhecimento da coluna vertebral e (4) questionário sobre a importância da Escola Postural e o sentido do slogan: “puxe o fio de prumo e sorria” (respondido apenas pelas crianças do grupo experimental). A metodologia da Escola Postural foi desenvolvida somente com o grupo experimental. Os resultados demonstraram que: (1) quanto ao realinhamento da postura estática, não houve diferença significativa entre pré e pós-experimento, para ambos os grupos, experimental e controle; (2) quanto às posturas dinâmicas, somente o grupo experimental apresentou diferença significativa (p<0,05) entre pré e pós-experimento, em todas as AVDs e (3) quanto aos conhecimentos teóricos sobre a coluna vertebral, novamente somente o grupo experimental apresentou diferença significativa (p<0,05), entre pré e pós-experimento. Estes resultados sugerem que os participantes da Escola Postural aprenderam a conhecer e identificar a coluna vertebral, suas partes e a manter as suas curvaturas naturais durante as AVD's. Os resultados do questionário sobre a importância da Escola Postural demonstraram que para 85,7 % das crianças do grupo experimental a Escola Postural ajudou no entendimento da importância de cuidar a coluna vertebral e a melhorarem a forma de executar suas AVDs.
Palavras-chave: Escola Postural -- Crianças -- Postura