O PENSAMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE VITOR MARINHO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANA

Auteurs-es

  • Leon Ramyssés Vieira Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jennifer Aline Zanela Colégio de Aplicação João XXIII
  • Marcelo Ribeiro de Castro Prefeitura municipal de Vila Velha-ES

Mots-clés :

Pensamento Político-pedagógico, Vitor Marinho, Intelectual Orgânico,

Résumé

A formação do pensamento político-pedagógico incide diretamente na compreensão sobre a formação profissional e humana. O presente artigo busca analisar três obras de um autor da Educação Física, Vitor Marinho, buscando identificar na obra desse intelectual um olhar através do prisma teórico-epistemológico, compreendendo os avanços e limites na reorganização coletiva da Educação Física a partir da década de 1980, bem como identificar aproximações e distanciamentos de determinadas correntes filosóficas à luz de Antonio Gramsci. Como resultado, identifica-se que Vitor Marinho rompe com a corrente epistemológica fenomenológica e pode ser compreendido enquanto um intelectual orgânico para a Educação Física, deixando, em sua obra, elementos fundamentais para apropriação aos professores no sentido da formação profissional e humana.

Références

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Publié-e

2021-08-02

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Rubrique

Artigos