ESTUDOS SOBRE PROFESSORES INICIANTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ESTADO DA ARTE

Auteurs-es

Mots-clés :

Professores iniciantes, Educação Física, Estado da Arte.

Résumé

Este estudo teve como objetivo analisar as produções acadêmico-científicas publicadas sobre os professores iniciantes de Educação Física, agrupando por temáticas e enfatizando seus principais objetivos e resultados encontrados. Para isso, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico do tipo estado da arte. Para o mapeamento das dissertações e teses foram utilizadas as bases de dados dos catálogos da CAPES e BDTD com combinações que envolveram os descritores: “professores iniciantes”, “professores novatos”, “professores principiantes” e “Educação Física”. Os resultados mostraram que os estudos acadêmico-científicos sobre a referida temática têm sido produzidos por Instituições de Ensino Superior concentradas na Região Sul e Sudeste do país, sendo oriundos, em sua maioria, de Programas de Pós-Graduação em Educação. Além disso, constatamos nas pesquisas sobre os professores iniciantes de Educação Física, maiores incidências de estudos com enfoques temáticos envolvendo possibilidades e desafios da prática docente, efeitos de políticas e programas formativos, saberes docentes e construção da identidade do professor.

Bibliographies de l'auteur-e

Paulo Rogério de Lima, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Doutorando e mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará-SEDUC.

Genira Fonseca de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará/UECE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Graduada em Psicologia pela
Universidade Federal do Ceará-UFC. Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Pesquisadora do
grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE).

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Publié-e

2021-11-27

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Artigos