O CIRCO ENTRA NA ESCOLA: AS MANIFESTAÇÕES CIRCENSES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE JUIZ DE FORA/MG.

Auteurs

Mots-clés :

Educação Física Escolar, Circo na Escola, Atividades Circenses na escola.

Résumé

Sabe-se que o universo circense é uma produção cultural que há tempos vem encantando as pessoas.  Por um determinado período histórico, este foi abafado e não pôde ser livre e passar o que tinha de mais bonito: o improviso e a simplicidade dos seus artistas no picadeiro. O objetivo deste estudo é apresentar como as atividades circenses se manifestam no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no ano de 2019. Consiste de uma pesquisa qualitativa, sustentada no cruzamento de fontes bibliográficas, documentais e observação. Conclui-se que o projeto contribuiu como meio de instrumentalizar professores para abordagem da ação-reflexão do circo nas aulas e como forma de despertar no aluno interesse pelo tema.

Bibliographies de l'auteur

Samuel Moreira de Araujo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa: Corpo, Culturas e Diferença (GPCD). Graduado em Educação Física, Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Beatriz Gomes de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora e SEE/MG

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa: Corpo, Culturas e Diferença (GPCD). Graduada em Educação Física, Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Neil Franco Pereira de Almeida, Professor da Faculdade de Educação Física e do programa de Pós Graduação em Educação da UFJF

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: Corpo, Culturas e Diferença (GPCD).Doutor em Educação (UFU)

Références

BORTOLETTO, M. A. C., e MACHADO, G. A. Reflexões sobre o circo e a educação física. Corpoconsciencia, Santo André, n.2, p.39-69, jul/dez 2003. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3923/2726. Acessado em 12 de abril de 2020.

BORTOLETO, M. A. C. e CALCA, D. H. Circo e educação Física: compendium das modalidades aéreas. Movimento & Percepção (Online), v. 8, p. 345-360, 2007. Disponível em:http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/viewarticle.php?id=151&layout=abstract. Acessado em 12 de abril de 2020.

BORTOLETO, M. A. C. e CALÇA, D. H. O trapézio circense: estudo das diferentes modalidades aéreas. Revista Digital EF Deportes, Buenos Aires – Ano 12 , nº109, junho, 2007a. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd109/o-trapezio-circense.htm. Acessado em 12 de abril de 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 96.

BORTOLETO, M. ; TANAN, D. . Acrobacia Coletiva. In: Marco Antonio Coelho Bortoleto. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1 ed. Jundiaí: Fontoura, 2008, v. 1, p. 105-120.

COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII. Disponível em: <https://www.ufjf.br/joaoxxiii>. Acesso em: 05 de agosto de 2020.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DUPRAT, R. M. e BORTOLETO, M.A.C. Educação física escolar pedagogia e didática das atividades circenses. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, jan. 2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/63. Acessado em 15 de maio de 2020.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. 8ªed. Rio de Janeiro, ed. Paz e Terra, 2019.

HOURDAKIS, Antoine. Aristóteles e a Educação, (tradução Luiz Paulo Rouanet), São Paulo; Edições Loyola, 2001.

KUNZ, E. Esporte: uma abordagem com a fenomenologia. Movimento. Porto Alegre, RS, v. VI, n. 12, p. I-XIII, 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2503. Acessado em 10 de maio de 2020.

MATTOS, M.; ROSSETTO JÚNIOR, A. J.; BLECHER, S. Metodologia da pesquisa em Educação Física: construindo sua monografia, artigos e projetos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2008.

NEIRA, M. Práticas corporais: brincadeiras, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014.

PIMENTA, Daniele. Famílias circenses: características, glórias e percalços. Revista de Artes do Espetáculo. São Paulo, SP, n. 3, p. 19-25, março 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/issue/view/12/showToc. Acesso em 24 de julho de 2020.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 7.ed.

Campinas, Autores Associados, 2000.

TORRES, A. História visual: o circo no Brasil. São Paulo: Atração, 1998.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Colégio de Aplicação João XXIII. Projeto de Extensão de Iniciação as Atividades Circenses, 2009.

Publiée

2021-04-11

Numéro

Rubrique

Artigos