O ensino do basquetebol na Educação Física escolar: uma revisão sistemática
Mots-clés :
Educação Física, Ensino, Basquetebol, EsportesRésumé
O objetivo deste estudo foi produzir uma revisão sistemática sobre o ensino do basquetebol na escola, com ênfase na educação física escolar. Foram buscados artigos nas bases de dados da Scielo e do Portal de Periódicos da CAPES, no período de 2010 até 2021. Após o processo de seleção, aplicados os filtros e os critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos 12 artigos na revisão. Os estudos incluídos foram analisados em duas esferas: a) caracterização da produção científica incluída no estudo e b) objetivos e resultados dos artigos encontrados, esta ultima se dividiu em temáticas emergentes das respectivas pesquisas tais como propostas e métodos de ensino do basquete, formação/percepção dos professores para o ensino do basquete na escola, motivação e interesse dos alunos para participar das aulas de basquete, gênero e valores. Observamos uma tendência nas propostas de o ensino pautado na combinação de métodos, e as finalidades das propostas em aumentar o interesse dos estudantes para participação nas aulas, e a inclusão e reflexão sobre gênero nas aulas de esportes.
Références
ALTMANN, H. Educação física escolar: relações em jogo. São Paulo: Cortez, 2015.
ANISZEWSKI, E.; HENRIQUE, J.; OLIVEIRA, A. J. D.; ALVERNAZ, A.; VIANNA, J. A. A desmotivação nas aulas de educação física e a satisfação das necessidade de competência, autonomia e vínculos sociais. Journal Physical Education, v.30, e3052, p. 1 – 11, 2019 Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/zJTtBqXyR73RnmBCGsDwhjd/abstract/?format=html&lang=ptAcesso em: 05 jan. 2021
BAYER, C. O Ensino dos Desportos Coletivos. Lisboa: Dinalivros, 1994.
BARROSO, A.L.R. A utilização de material didático impresso para o ensino de um modelo de classificação do esporte na educação física escolar. 2015. 305f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/138554 Acesso em: 20 out. 2021.
BORGES, R. M.; GONZÁLEZ, F. J.; GAYA, A. C. A.; GALATTI, L. R. Diálogos sobre o ensino dos esportes: formação continuada por meio da pesquisa-ação. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 23, n. 3, p. 1025-1038, 2017. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/71738 Acesso em: 5 jan. 2022.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf Acesso em: 20/12/2021
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 19 jun. 2020.
COSTA, L.C.A.; MESQUITA, I.; de OLIVEIRA, A. A. B., de SOUZA, V. D. F. M., PASSOS, P. C. B., VIEIRA, L. F. O esporte na Educação Física Escolar: um conteúdo com potencial emancipador. Movimento, v. 24, n. 4, p. 1077-1096, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/77060 Acesso em: 5 jan. 2022.
COSTA, L.C.A.; PASSOS, P. C. B.; SOUZA, V. D. F. M.; VIEIRA, L. F. Educação física e esportes: motivando para a prática cotidiana escolar. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 23, n. 3, p. 935-948, 2017.Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/66430 Acesso em: 5 jan. 2022.
COSTA, L.C.A; NASCIMENTO, J.V.; VIEIRA, L. F. Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido. Journal of physical education, v. 27, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/nK4hgCsCMnggxtg7zYMQYjd/abstract/?lang=en Acesso em: 5 jan. 2022
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 2009.
DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos-modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. Revista brasileira de ciência e movimento, p. 99-103, 2002. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/478 Acesso em: 5 jan. 2022
FENSTERSEIFER, A; SAAD, M;.A.; MORO, A.R.P. Futebol: uma investigação do estado do conhecimento das dissertações e teses produzidas no Brasil. Pensar a prática, v. 21, n. 2, p. 240-251, 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/44088 Acesso em: 5 jan. 2022.
FREIRE, J.B. Pedagogia do futebol. Autores Associados, 2021.
GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. O ensino dos jogos desportivos, v. 3, p. 11-25, 1998.
GALATTI, L. R.; BETTEGA, O. B.; PAES, R. R.; REVERDITO, R. S.; SEOANE, A. M.; SCAGLIA, A. J. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar a prática, v. 20, n. 3, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/39593 Acesso em: 5 jan. 2022
GOMES, I. S., CAMINHA, I.O. (2014). Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 20, n. 1, p. 395-411, 2014. https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/41542/28358. Acesso em: 01/07/ 2021
GONÇALVES, L.F.; ROJO, J. R., CAVICHIOLLI, F. R.; MORAES, M. Mapeamento da produção do conhecimento sobre a modalidade do basquetebol nos periódicos brasileiros. Pensar a prática, v. 20, n. 3, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/41812 Acesso em: 5 jan. 2022.
GONZÁLEZ, F.J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação aberta e à distância, 2012. Disponível em: file:///D:/Documents/UFG/P%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o/PROEF%20-%20Mestrado%20Profissional/Disciplinas/Disciplina%20Jogos%20Esportivos%20de%20Invas%C3%A3o/Metodologia%20de%20ensino%20dos%20esportes%20coletivos_%20Gonza%CC%81lez-Bracht.pdf Acesso em: 5 jan. 2022.
GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. D.; SILVA, L. C. F. D.Esportes de invasão: basquetebol-futebol-futsal-handebol-ultimate frisbee, 2017.Disponível em: file:///D:/Documents/UFG/P%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o/PROEF%20-%20Mestrado%20Profissional/Disciplinas/Disciplina%20Jogos%20Esportivos%20de%20Invas%C3%A3o/JOgos%20esportivos%20de%20Invas%C3%A3o%20PST.pdf Acesso em: 5 jan. 2022
GONZÁLEZ-ESPINOSA, S.; MANCHA-TRIGUERO, D.; GARCÍA SANTOS, D.; FEU MOLINA, S.; IBÁÑEZ GODOY, S. J. Diferencia en el aprendizaje del baloncesto según el género y metodología de enseñanza. Revista de psicología del deporte, v. 28, n. 3, p. 0086-92, 2019. Disponível em: https://archives.rpd-online.com/article/download/v28-n3-gonzalez-mancha-garcia-etal/2753-14004-1-PB.pdf Acesso em: 5 jan. 2022
JACOB, L.F.; GOELLNER, S. V. Educação Física e questões de gênero: motivos para a escolha de modalidades esportivas por estudantes do ensino médio de uma escola militar. Motrivivência, v. 32, n. 62, p. 01-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e67164 Acesso em: 5 jan. 2022.
KRAHENBÜHL, T.; ROSA, M. L. R.; AMAZONAS, S. M. F.; de ANDRADE RODRIGUES, H.; LEONARDO, L. Produção científica sobre o ensino do handebol na educação física escolar. Corpoconsciência, p. 74-85, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7371. Acesso em: 5 jan. 2022.
LIBERATI, A.; ALTMAN, D. G., TETZLAFF, J., MULROW, C., GØTZSCHE, P. C., IOANNIDIS, J. P.; et al. The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration. PLoS medicine, v. 6, n. 7, p. e1000100, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0895435609001802 Acesso em: 5 jan. 2022.
MOREIRA, T.; MEZZADRI, F. M.; de SOUZA, D. L.; MORAES, M. O perfil da produção científica em língua portuguesa sobre o voleibol. Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 119-135, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n51p119 Acesso em: 5 jan. 2022.
PINHEIRO, M. C.; PINTO, R.; ALBUQUERQUE, A.; PEREIRA, A. “Outra vez, professor?”: percepções de alunos em relação à Educação Física. Motrivivência, n. 40, p. 90-105, 2013.
REVERDITO, R.S.; SCAGLIA, A.J.; PAES, R.R. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz, Rio Claro, v. 16, n.3, p. 600 – 610, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2478 Acesso em: 5 jan. 2022
RODRIGUES, H. A.; DARIDO, S.D. O livro didático na Educação Física escolar: a visão dos professores. Motriz: Revista de Educação Física, v. 17, p. 48-62, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/5VJ3THgzTr6mw5pdyVDCFBH/?format=html&lang=pt Acesso em: 5 jan. 2022.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, p. 83-89, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?lang=pt Acesso em: 30 dez. 2021
SANTOS, L. S. A obtenção e melhoria dos valores humanos por adolescentes de 14 a 17 anos, por meio do esporte, na modalidade basquetebol. RBFF-Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 6, n. 22, 2014. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/286 Acesso em: 5 jan. 2022
SEVERINO, C.D.; GONCALVES, F.J.; DARIDO, S.C. A visão dos professores quanto ao processo de ensino e de aprendizagem do basquetebol nas aulas de Educação Física: a realidade de Volta Redonda/RJ. Movimento, p. 1283-1304, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/130011 Acesso em: 5 jan. 2022
SEVERINO, C.D.; GONCALVES, F.J.; DARIDO, S.C. A prática do basquetebol por meninas nas aulas de educação física escolar no município de Volta Redonda: a visão dos professores. Motricidade, v. 11, n. 2, p. 36-47, 2015. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/3473 Acesso em: 5 jan. 2022
SILVA, B.M.; SILVA, C. C.; VIEIRA, A. L. B.; LIMA, R. B. T. Experiência de ensino do basquetebol diante dos problemas do cotidiano escolar: resultados de uma pesquisa-ação. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 17, n. 2, p. 169-175, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21325 Acesso em: 5 jan. 2022.