ANÁLISE SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: percepções dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física
percepções dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física
Mots-clés :
Covid-19, Ensino Remoto Emergencial, Formação de professores.Résumé
Esta investigação analisou as percepções sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) dos alunos de segundos e quartos anos do curso de Licenciatura em Educação Física (LEF), do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, tendo como referência os anos de 2020/2021. Para a produção dos dados foram realizados grupos focais, seguidos de análise de conteúdo, até a fase de definição de temas: o ERE como realidade; a adaptação virtual dos docentes e discentes; as percepções sobre as práticas corporais (PCs) no ERE; o suporte educativo durante o ERE. Percebeu-se problemas diversos, desde o conhecimento docente sobre o ERE até o acesso às tecnologias por docentes e estudantes. Além das considerações postas sobre a instituição, também evidencia-se as ponderações no que diz respeito às novas políticas públicas relacionadas à educação no Brasil, cuja adoção do ensino híbrido caminha para normalizar-se nos cursos, mesmo sem maiores estudos sobre seu impacto para a formação humana.
Références
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas - Educação, [S.L.], v. 8, n. 3, p. 348-365, 4 jun. 2020. Universidade Tiradentes. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. Acesso em:
LINO, Lucília. Ensino híbrido: assim se uberiza a educação. Entrevistador: André Antunes. Outras mídias, São Paulo, 2021. Entrevista concedida à Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Rio de Janeiro. Disponível em: https://outraspalavras.net/outrasmidias/ensino-hibrido-assim-se-uberiza-a-educacao/?fbclid=IwAR2mQW8FCLlm-NY7762IeIgG1ZgJBI3Q8r5C6dIi_bRIbPoF1qutd39DS1A. Acesso em: 18 dez. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 223 p.
BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: http://bit.ly/2fmnKeD. Acesso em: 26 abr. 2023.
CASTIONI, Remi; MELO, Adriana Almeida Sales de; NASCIMENTO, Paulo Meyer; RAMOS, Daniela Lima. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.L.], v. 29, n. 111, p. 399-419, jun. 2021. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362021002903108. Acesso em: 08 jun. 2021
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Resolução CNE/CP nº 5/2020 , de 28 de abril de 2020. Brasília, 2020. Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_PAR_CNECPN52020.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Proposta de Resolução “Diretrizes Gerais Sobre Aprendizagem Híbrida”, de 16 de novembro de 2021. Brasília, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=227271-texto-referencia-educacao-hibrida&category_slug=novembro-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19 dez. 2021.
ESPINOSA, Tobias. Reflexões sobre o engajamento de estudantes no Ensino Remoto Emergencial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 23, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/w5QWLfczXhfvnmpWj5FbHFn/. Acesso em: 15 out. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p.
GONDIM, Sônia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 12, p. 149-161, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/8zzDgMmCBnBJxNvfk7qKQRF/?lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Diretoria de pesquisas, coordenação de trabalho e rendimento, Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2021/abril/pesquisa-mostra-que-82-7-dos-domicilios-brasileiros-tem-acesso-a-internet. Acesso em: 13 out. 2021.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS - campus Muzambinho). Apoio psicológico à comunidade acadêmica durante pandemia do Coronavírus. 2020. Disponível em: https://muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/242-if/2867-ifsuldeminas-atua-no-apoio-psicologico-a-comunidade-academica-durante-pandemia-do-coronavirus. Acesso em: 23 nov. 2021.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS - campus Muzambinho). Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando (CGAE). Controle interno de dados sobre o empréstimo de equipamentos eletrônicos, 2023.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS - campus Muzambinho). Edital de Auxílio Inclusão Digital: equipamentos portáteis para estudantes do Campus Muzambinho, 2021. Disponível em: https://muz.ifsuldeminas.edu.br/edital/193-editais-do-campus/3400-edital-de-auxilio-inclusao-digital-equipamentos-portateis-para-estudantes-do-campus-muzambinho. Acesso em: 23 nov. 2021.
LAZZAROTTI FILHO, Ari; SILVA, Ana Márcia; PIRES, Giovani de Lorenzi. Saberes e práticas corporais na formação de professores de Educação Física na modalidade a distância. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 35, p. 701-715, 2013. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1316. Acesso em: 05 nov. 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 314 p.
MÁXIMO, M. E. No desligar das câmeras: experiências de estudantes de ensino superior com o ensino remoto no contexto da Covid19. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 21, n. 2, p. 235-247, 24 ago. 2021.Disponível em: https://www.scielo.br/j/civitas/a/sh4bXpyhyNmPgSH4snCTrKx/. Acesso em: 19 out. 2021.
NUNES, Aline Silva Andrade; COSTA, Elen de Fátima Lago Barros; DA HORA, Lícia Cristina Araújo. A Impossibilidade pedagógica da Educação Física no contexto do Ensino Remoto. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 291-305, 2021. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/39559. Acesso em: 01 nov. 2021.
OLIVEIRA, Wender Antonio de; CHAVES, Sandro Nobre. Os desafios da gestão do ensino superior durante a pandemia da covid19: uma revisão bibliográfica. Revista de Saúde, RSF, Brasília, v. 7, n. 2, 40-58, jul. 2020. Edição especial – COVID-19 2020. Disponível em: https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/rsf/issue/view/15/47. Acesso em: 07 jun. 2021.
SILVA, Amanda Moreira da. Trabalho docente, pandemia de Covid-19 e investidas contra os direitos trabalhistas. In: LEHER, Roberto (org.). Educação no governo Bolsonaro. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2023. Cap. 8. p. 149-160.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Arquivos em Movimento 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .