ANÁLISE SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: percepções dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física

percepções dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física

Autori

Parole chiave:

Covid-19, Ensino Remoto Emergencial, Formação de professores.

Abstract

Esta investigação analisou as percepções sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) dos alunos de segundos e quartos anos do curso de Licenciatura em Educação Física (LEF), do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, tendo como referência os anos de 2020/2021. Para a produção dos dados foram realizados grupos focais, seguidos de análise de conteúdo, até a fase de definição de temas: o ERE como realidade; a adaptação virtual dos docentes e discentes; as percepções sobre as práticas corporais (PCs) no ERE; o suporte educativo durante o ERE. Percebeu-se problemas diversos, desde o conhecimento docente sobre o ERE até o acesso às tecnologias por docentes e estudantes. Além das considerações postas sobre a instituição, também evidencia-se as ponderações no que diz respeito às novas políticas públicas relacionadas à educação no Brasil, cuja adoção do ensino híbrido caminha para normalizar-se nos cursos, mesmo sem maiores estudos sobre seu impacto para a formação humana.

Biografie autore

Letícia Trindade De Podestá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Muzambinho

Formada em Educação Física na modalidade Licenciatura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Muzambinho (CECAES) e discente de Bacharelado em Educação Física pela mesma instituição. Cursa Pós-graduação em Mídias e Educação pelo IFSULDEMINAS, Campus Passos. Foi bolsista no Programa Residência Pedagógica; ex-voluntária e bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e bolsista no Grupo de Extensão e Pesquisa em Ginástica e Dança (GEPEGIND). 

Mateus Pereira Camargo, IFSULDEMINAS

Licenciado em Educação Física pela FEF\UNICAMP (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da mesma universidade (2006) e Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP de Rio Claro (2019). Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULDEMINAS - campus de Muzambinho.

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Pubblicato

2024-07-01