PEDAGOGIA DO ESPORTE E BASQUETEBOL: aspectos metodológicos para o desenvolvimento motor e técnico do atleta em formação.

Auteurs

  • Larissa Rafaela Galatti DES-CEFE-UEL; GEPESP-FEF-UNICAMP; Universidade da Coruña; UNINOVE
  • Pedro Serrano FAJ
  • Antonio Montero Seoane Universidade da Coruña
  • Roberto Rodrigues Paes GEPESP-FEF-UNICAMP

Mots-clés :

Pedagogia do Esporte, Basquetebol, Desenvolvimento Motor, Metodologia de Ensino.

Résumé

Resumo:

Um dos aspectos relevantes da formação do atleta de basquetebol é o motor, cujo desenvolvimento deve estar atrelado a outras dimensões, como a cognitivo, a afetivo e a social. Nesta perspectiva, a partir da revisão bibliográfica, o estudo discute as contribuições dos métodos baseados no princípio analítico-sintético e no global-funcional para o desenvolvimento técnico do iniciante e jovem atleta de basquetebol. Considerando vantagens e desvantagens dos dois princípios, indicamos o segundo com maiores possibilidades de contribuir com a formação do atleta, uma vez que respeita as características imprevisíveis do jogo e as características abertas de suas técnicas.

 

Palavras-chave: Pedagogia do Esporte; Basquetebol; Desenvolvimento Motor; Metodologia de Ensino.

 

Abstract:

One of the relevant aspects to the formation of the basketball athlete is the motor skill, which development should be connected to other dimensions, like the cognitive, affective and social. In this perspective, starting with the bibliographic review, this study discusses the contributions of methods based on the analytic-synthetic and global-functional principles for the technical development of the young and beginner basketball player. Considering both principles, we indicate the second one as having more possibilities of contributing to the formation of the athlete, once it respects the unpredictable features of the game and the opened features of its techniques.

 

Key Words: Sport Pedagogy; Basketball; Motor Development; Teaching Methods.

 

Resumen:

Uno de los aspectos más importantes en él joven atleta de baloncesto es el motor, cuyo desarrollo debe estar vinculado a otras dimensiones, tal cual la cognitiva, afectiva e social. En esta perspectiva, a partir de una revisión de literatura, la investigación trata de las contribuciones de los métodos basados en el principio analítico-sintético y en global-funcional para el desarrollo técnico del principiante y atleta joven de baloncesto. Considerando ventajas y desventajas de los dos principios, señalamos el segundo como él con más posibilidades de contribuir para la formación del atleta, una vez que respecta la característica de imprevisibilidad del juego y las características abiertas de sus técnicas.

 

Palabras-clave: Pedagogía del Deporte; Baloncesto; Desarrollo Motor; Metodología de Enseñanza. 

Bibliographies de l'auteur

Larissa Rafaela Galatti, DES-CEFE-UEL; GEPESP-FEF-UNICAMP; Universidade da Coruña; UNINOVE

Departamento de Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Pesquisadora Doutora do GEPESP-FEF-UNICAMP e IADE-Universidade da Coruña.

Pedro Serrano, FAJ

Graduado em Educação Física

Antonio Montero Seoane, Universidade da Coruña

Professor Doutor da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade da Coruña

Roberto Rodrigues Paes, GEPESP-FEF-UNICAMP

Professor Livre Docente, docente da FEF-UNICAMP

Téléchargements

Publiée

2012-12-12

Numéro

Rubrique

Artigos de Revisão