PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DO SISTEMA DEFENSIVO 3:3 NO HANDEBOL DIANTE DE CRUZAMENTOS E TROCAS DE POSTOS ESPECÍFICOS OFENSIVOS
Mots-clés :
Pedagogia do Esporte, Esportes Coletivos, Handebol, Tática Defensiva.Résumé
O handebol é uma modalidade dinâmica, na qual o embate entre os atacantes e os defensores resulta em cenários técnico-táticos de alta complexidade e imprevisibilidade. Os sistemas defensivos são concebidos a partir de diferentes características dos jogadores da própria equipe e da equipe adversária. A escolha pelo sistema defensivo 3:3 demanda dos defensores rápidas tomadas de decisão mediante as ações ofensivas, como os cruzamentos e as trocas de postos específicos (ou permutas), conforme detalhadas neste texto. O objetivo deste estudo é apresentar diferentes situações de cruzamentos e permutas ofensivas, as possíveis respostas defensivas e, posteriormente, apontar possibilidades pedagógicas para o ensino-aprendizagem-treinamento (EAT) de tais situações. Desta forma, a partir das situações mapeadas é possível apontar possíveis estratégias defensivas, de modo que dificultem ao máximo a criação de espaços pelos atacantes. As possibilidades de intervenção apontadas neste estudo servem como balizadores, aos técnicos, para o processo de EAT do sistema defensivo 3:3, e não como soluções definitivas para os cenários apresentados.Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
2014-05-06
Numéro
Rubrique
Artigos de Revisão