EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: publicizar experiências positivas e romper com a ficção nos currículos/ Physical Education to young people and adults: publicizing positive experiences and breaking up with fiction in the curriculum
Mots-clés :
Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas, Educação Física Escolar / Young people and adults Education, Pedagogical practices, Physical EducationRésumé
O presente trabalho discorre sobre a disciplina Educação Física na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), problematizando sua situação entre o caráter facultativo e obrigatório, estabelecendo diálogos entre artigos acerca da temática publicados em periódicos da área e relatando positivas experiências em três diferentes contextos pedagógicos. Consideramos a necessidade de a área dedicar maiores interesses e discussões sobre a disciplina na EJA a fim de superar o atual imbróglio na qual a mesma se encontra e que nossa presença na referida modalidade de ensino pode oportunizar aos estudantes o desenvolvimento dos elementos da cultura corporal, a compreensão da fundamentação da sociedade em seus valores e aspectos tecnológicos, artísticos, políticos e sociais e a aquisição de conhecimentos e habilidades, formando atitudes e valores que avancem na transformação qualitativa da realidade em que vivemos.
The current work aims to discuss about Physical Education to young people and adults and its situation between optional and compulsory modalities, establishing dialogues with articles about the same theme which were published in journals and reporting positive experiences in three different pedagogical contexts. We also consider the necessity to dedicate more attention and discuss Physical Education to young people and adults so as to overcome its current imbroglio. Furthermore, teaching young people and adults may raise opportunities for students to boost up corporal culture, the understanding of the basis of the society and its technological, artistic, political and social aspects and the acquisition of knowledge and abilities, building attitudes and values which move toward a qualitative transformation of our reality.