O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLETINDO SOBRE O DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Abstract
O objetivo desse ensaio é elucidar aspectos inerente à formação inicial de professores de Educação Física, tendo a disciplina Estágio Curricular Supervisionado como momento idiossincrático no processo formativo para o exercício profissional do magistério na Educação Básica. A discussão foi organizada em dois momentos: no primeiro uma breve explanação acerca da legislação vigente para o estágio supervisionado nos cursos de formação inicial de professores de Educação Física no Brasil e no segundo aprofundando a discussão sobre o estágio supervisionado como um momento idiossincrático no processo de formação de professores de Educação Física. Em síntese, compreendemos que o sucesso da formação de professores de Educação Física para o efetivo exercício do magistério na Educação Básica depende da abreviação da lacuna existente entre as instituições de ensino superior e de ensino básico, quanto da disposição e capacidade de professores e escolas básica se envolverem na concepção e desenvolvimento de projetos colaborativos de formação que respondam às necessidades formativas dos professores, proporcionando experiências supervisionadas que lhes permitam articular os conhecimentos acadêmicos com a demandas da escola, e encontrar respostas para os problemas com que se deparam no cotidiano escolar.