ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: dificuldades e contribuições

Autores

  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Bruna Gracielly Santos

Palavras-chave:

estágio curricular supervisionado, educação física, dificuldades, contribuições

Resumo

Esse estudo teve como objetivo identificar na visão dos acadêmicos de Educação Física/Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes quais as dificuldades e contribuições do Estágio Curricular Supervisionado na formação profissional. A abordagem privilegiou aspectos qualitativos. Participaram deste estudo 60 acadêmicos do 5° ao 8° períodos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionário composto de questões objetivas e discursivas interpretados por análise de conteúdo. Constatou-se que as maiores dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos estão relacionados à ausência de planejamentos, orientações e articulações teoria-prática, resultado de uma completa insustentabilidade da abordagem pedagógica pautada na transmissão de conhecimentos/conteúdos, na dicotomia entre teoria e prática, no isolamento das instituições de formação docente com relação à escola.

Biografia do Autor

Rosângela Ramos Veloso Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros- UnimontesMestre em Educação- Universidade de Brasília (UnB)

Bruna Gracielly Santos

Professora de rede pública de ensino fundamental

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Publicado

2011-04-11

Edição

Seção

Artigos