A IMPRENSA BRASILEIRA DURANTE A 2a GUERRA MUNDIAL (1944-1945): FORTALECENDO O MITO DO HERÓI

Carmen Lúcia Rigoni

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo mostrar que no Estado Novo a cobertura efetuada pelos jornais, quando da participação da FEB na 2a Guerra Mundial, denota forte contexto ideológico. O projeto estado-novista era extremamente articulado. A Imprensa representava o setor mais eficiente do DIP. A partir desse momento, vemos a espetacularização da notícia, que acabou atingindo grande parte da sociedade brasileira. Com a saída do 1o Escalão da FEB. em julho de 1944, as notícias chegavam por meio do Public Relations Officer com sede em Roma, da BBC, da Associated Press e da United Press, que pouco sabiam da FEB. O discurso da infalibilidade proporcionou situações desastrosas. Com os correspondentes brasileiros presentes no 2o Escalão em setembro de 1944, surge o estilo da grandiloquencia muito antes de o Brasil dar o primeiro tiro.

Palavras-chave


imprensa, ideologia, espetacularização da notícia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.

Redes sociais:

  • https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
  • https://www.instagram.com/revistaarshistorica/

Contato:

  • revistaarshistorica@gmail.com