A IMPRENSA BRASILEIRA DURANTE A 2a GUERRA MUNDIAL (1944-1945): FORTALECENDO O MITO DO HERÓI

Auteurs

  • Carmen Lúcia Rigoni Universidade Federal de Santa Catarina

Mots-clés :

imprensa, ideologia, espetacularização da notícia

Résumé

A presente pesquisa tem como objetivo mostrar que no Estado Novo a cobertura efetuada pelos jornais, quando da participação da FEB na 2a Guerra Mundial, denota forte contexto ideológico. O projeto estado-novista era extremamente articulado. A Imprensa representava o setor mais eficiente do DIP. A partir desse momento, vemos a espetacularização da notícia, que acabou atingindo grande parte da sociedade brasileira. Com a saída do 1o Escalão da FEB. em julho de 1944, as notícias chegavam por meio do Public Relations Officer com sede em Roma, da BBC, da Associated Press e da United Press, que pouco sabiam da FEB. O discurso da infalibilidade proporcionou situações desastrosas. Com os correspondentes brasileiros presentes no 2o Escalão em setembro de 1944, surge o estilo da grandiloquencia muito antes de o Brasil dar o primeiro tiro.

Biographie de l'auteur

Carmen Lúcia Rigoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História Cultural (UFSC)

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Publiée

2021-07-21

Numéro

Rubrique

Artigos Livres