A IMPRENSA BRASILEIRA DURANTE A 2a GUERRA MUNDIAL (1944-1945): FORTALECENDO O MITO DO HERÓI

Auteurs

  • Carmen Lúcia Rigoni Universidade Federal de Santa Catarina

Mots-clés :

imprensa, ideologia, espetacularização da notícia

Résumé

A presente pesquisa tem como objetivo mostrar que no Estado Novo a cobertura efetuada pelos jornais, quando da participação da FEB na 2a Guerra Mundial, denota forte contexto ideológico. O projeto estado-novista era extremamente articulado. A Imprensa representava o setor mais eficiente do DIP. A partir desse momento, vemos a espetacularização da notícia, que acabou atingindo grande parte da sociedade brasileira. Com a saída do 1o Escalão da FEB. em julho de 1944, as notícias chegavam por meio do Public Relations Officer com sede em Roma, da BBC, da Associated Press e da United Press, que pouco sabiam da FEB. O discurso da infalibilidade proporcionou situações desastrosas. Com os correspondentes brasileiros presentes no 2o Escalão em setembro de 1944, surge o estilo da grandiloquencia muito antes de o Brasil dar o primeiro tiro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Carmen Lúcia Rigoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História Cultural (UFSC)

Téléchargements

Publiée

2021-07-21

Numéro

Rubrique

Artigos Livres