A IMPRENSA BRASILEIRA DURANTE A 2a GUERRA MUNDIAL (1944-1945): FORTALECENDO O MITO DO HERÓI
Schlagworte:
imprensa, ideologia, espetacularização da notíciaAbstract
A presente pesquisa tem como objetivo mostrar que no Estado Novo a cobertura efetuada pelos jornais, quando da participação da FEB na 2a Guerra Mundial, denota forte contexto ideológico. O projeto estado-novista era extremamente articulado. A Imprensa representava o setor mais eficiente do DIP. A partir desse momento, vemos a espetacularização da notícia, que acabou atingindo grande parte da sociedade brasileira. Com a saída do 1o Escalão da FEB. em julho de 1944, as notícias chegavam por meio do Public Relations Officer com sede em Roma, da BBC, da Associated Press e da United Press, que pouco sabiam da FEB. O discurso da infalibilidade proporcionou situações desastrosas. Com os correspondentes brasileiros presentes no 2o Escalão em setembro de 1944, surge o estilo da grandiloquencia muito antes de o Brasil dar o primeiro tiro.Downloads
Veröffentlicht
2021-07-21
Ausgabe
Rubrik
Artigos Livres
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem a opinião da Ars Historica.