A IMPRENSA BRASILEIRA DURANTE A 2a GUERRA MUNDIAL (1944-1945): FORTALECENDO O MITO DO HERÓI

Autores/as

  • Carmen Lúcia Rigoni Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

imprensa, ideologia, espetacularização da notícia

Resumen

A presente pesquisa tem como objetivo mostrar que no Estado Novo a cobertura efetuada pelos jornais, quando da participação da FEB na 2a Guerra Mundial, denota forte contexto ideológico. O projeto estado-novista era extremamente articulado. A Imprensa representava o setor mais eficiente do DIP. A partir desse momento, vemos a espetacularização da notícia, que acabou atingindo grande parte da sociedade brasileira. Com a saída do 1o Escalão da FEB. em julho de 1944, as notícias chegavam por meio do Public Relations Officer com sede em Roma, da BBC, da Associated Press e da United Press, que pouco sabiam da FEB. O discurso da infalibilidade proporcionou situações desastrosas. Com os correspondentes brasileiros presentes no 2o Escalão em setembro de 1944, surge o estilo da grandiloquencia muito antes de o Brasil dar o primeiro tiro.

Biografía del autor/a

Carmen Lúcia Rigoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História Cultural (UFSC)

Publicado

2021-07-21

Número

Sección

Artigos Livres