MONÓCULO FOTOGRÁFICO - UMA CRÔNICA VISUAL

Ana Angélica da Costa Menezes

Resumo


Esta pesquisa tem como objeto de investigação as imagens de monóculos fotográficos, que, semelhantes a uma luneta que guarda um slide, têm em seu interior a fotografia em filme reversível. Populares entre os anos de 1970 e 1990, essas fotografias em dispositivos de visualização eram comumente produzidas pelos fotógrafos de rua ou itinerantes. A pesquisa objetiva também compreender a estrutura de produção que permeia o objeto em si, o dispositivo, e as relações estabelecidas durante e após sua manufatura. O estudo traz um aporte teórico no tocante à questão da fotografia de família e à constituição de sua “crônica visual”. Por meio destas, é observada a construção das memórias de um determinado grupo que, aliado à análise de algumas fotografias de monóculo do meu acervo pessoal, permite a verificação do despertar da consciência visual que as imagens impulsionam.

Palavras-chave


monóculo fotográfico; fotografia itinerante; fotografia popular.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. O narrador – Considerações sobre a obra de Nokolai Leskov. In: Magia e

técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7

a

ed. Trad.: Sergio

Paulo Rouanet. Vols. 1 - Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Câmera viajante (2007). Direção: Joe Pimentel, Brasil.

Disponível em (Acesso em 15 de

fevereiro de 2017).

Central do Brasil (1998). Direção: Walter Salles, Brasil.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Disponível em

. (Acesso em 15

de fevereiro de 2017).

FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra ‒ Introdução à bibliologia brasileira; a imagem

gravada. 2a ed. São Paulo: Edusp, 1994.

GUNTHER, André. A fotografia, monumento da experiência privada. In: Teresa Bastos e Victa

de Carvalho (Orgs). Fotografia e experiência: os desafios da imagem na

contemporaneidade. 1a ed. Rio de Janeiro: Walprint, 2012. 117 p.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 4a

ed. São Paulo: Ateliê, 2012.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2011.

MEIRA, Elinaldo. Monóculo? Só se for aqui! Na minha terra é binoclo. São Paulo: Perse,

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História. São

Paulo, no 10, dez. 1993, p. 7-28.

Remembranças (2015). Direção: Angélica Menezes, Brasil.

Disponível em .

(Acesso em 15 de fevereiro de 2017).

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad.: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das

Letras, 2004.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Indicação

ARTE RECICLADA. [Monóculos]. Disponível em

a-passo/monoculo-fotografico-reciclado-de-pet/> (Acesso em 15 de fevereiro de 2017).

OLYMPUS. [Linha do tempo câmeras Olympus Pen]. Disponível em

d=stage-5248388%20|%20PEN%20-%20Learn%20more%20|%20(stage-item%20stage-

bright%20pos-right-top%20current)> (Acesso em 15 de fevereiro de 2017).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.

Redes sociais:

  • https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
  • https://www.instagram.com/revistaarshistorica/

Contato:

  • revistaarshistorica@gmail.com