MONÓCULO FOTOGRÁFICO - UMA CRÔNICA VISUAL
Palavras-chave:
monóculo fotográfico, fotografia itinerante, fotografia popular.Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de investigação as imagens de monóculos fotográficos, que, semelhantes a uma luneta que guarda um slide, têm em seu interior a fotografia em filme reversível. Populares entre os anos de 1970 e 1990, essas fotografias em dispositivos de visualização eram comumente produzidas pelos fotógrafos de rua ou itinerantes. A pesquisa objetiva também compreender a estrutura de produção que permeia o objeto em si, o dispositivo, e as relações estabelecidas durante e após sua manufatura. O estudo traz um aporte teórico no tocante à questão da fotografia de família e à constituição de sua “crônica visual”. Por meio destas, é observada a construção das memórias de um determinado grupo que, aliado à análise de algumas fotografias de monóculo do meu acervo pessoal, permite a verificação do despertar da consciência visual que as imagens impulsionam.Referências
BENJAMIN, Walter. O narrador – Considerações sobre a obra de Nokolai Leskov. In: Magia e
técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7
a
ed. Trad.: Sergio
Paulo Rouanet. Vols. 1 - Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Câmera viajante (2007). Direção: Joe Pimentel, Brasil.
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=TtsRkHITbgo> (Acesso em 15 de
fevereiro de 2017).
Central do Brasil (1998). Direção: Walter Salles, Brasil.
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Disponível em
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3865/fotografia-estereoscopica>. (Acesso em 15
de fevereiro de 2017).
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra ‒ Introdução à bibliologia brasileira; a imagem
gravada. 2a ed. São Paulo: Edusp, 1994.
GUNTHER, André. A fotografia, monumento da experiência privada. In: Teresa Bastos e Victa
de Carvalho (Orgs). Fotografia e experiência: os desafios da imagem na
contemporaneidade. 1a ed. Rio de Janeiro: Walprint, 2012. 117 p.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 4a
ed. São Paulo: Ateliê, 2012.
MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2011.
MEIRA, Elinaldo. Monóculo? Só se for aqui! Na minha terra é binoclo. São Paulo: Perse,
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História. São
Paulo, no 10, dez. 1993, p. 7-28.
Remembranças (2015). Direção: Angélica Menezes, Brasil.
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=4YO8rgro6Zw&feature=youtu.be>.
(Acesso em 15 de fevereiro de 2017).
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad.: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das
Letras, 2004.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Indicação
ARTE RECICLADA. [Monóculos]. Disponível em <http://www.artereciclada.com.br/passo-
a-passo/monoculo-fotografico-reciclado-de-pet/> (Acesso em 15 de fevereiro de 2017).
OLYMPUS. [Linha do tempo câmeras Olympus Pen]. Disponível em
<https://www.olympus.pt/site/pt/c/cameras/pen_cameras/pen_f_cameras/pen_f/index.html?ici
d=stage-5248388%20|%20PEN%20-%20Learn%20more%20|%20(stage-item%20stage-
bright%20pos-right-top%20current)> (Acesso em 15 de fevereiro de 2017).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem a opinião da Ars Historica.