MONÓCULO FOTOGRÁFICO - UMA CRÔNICA VISUAL

Auteurs

  • Ana Angélica da Costa Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

monóculo fotográfico, fotografia itinerante, fotografia popular.

Résumé

Esta pesquisa tem como objeto de investigação as imagens de monóculos fotográficos, que, semelhantes a uma luneta que guarda um slide, têm em seu interior a fotografia em filme reversível. Populares entre os anos de 1970 e 1990, essas fotografias em dispositivos de visualização eram comumente produzidas pelos fotógrafos de rua ou itinerantes. A pesquisa objetiva também compreender a estrutura de produção que permeia o objeto em si, o dispositivo, e as relações estabelecidas durante e após sua manufatura. O estudo traz um aporte teórico no tocante à questão da fotografia de família e à constituição de sua “crônica visual”. Por meio destas, é observada a construção das memórias de um determinado grupo que, aliado à análise de algumas fotografias de monóculo do meu acervo pessoal, permite a verificação do despertar da consciência visual que as imagens impulsionam.

Biographie de l'auteur

Ana Angélica da Costa Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Références

BENJAMIN, Walter. O narrador – Considerações sobre a obra de Nokolai Leskov. In: Magia e

técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7

a

ed. Trad.: Sergio

Paulo Rouanet. Vols. 1 - Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Câmera viajante (2007). Direção: Joe Pimentel, Brasil.

Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=TtsRkHITbgo> (Acesso em 15 de

fevereiro de 2017).

Central do Brasil (1998). Direção: Walter Salles, Brasil.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Disponível em

<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3865/fotografia-estereoscopica>. (Acesso em 15

de fevereiro de 2017).

FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra ‒ Introdução à bibliologia brasileira; a imagem

gravada. 2a ed. São Paulo: Edusp, 1994.

GUNTHER, André. A fotografia, monumento da experiência privada. In: Teresa Bastos e Victa

de Carvalho (Orgs). Fotografia e experiência: os desafios da imagem na

contemporaneidade. 1a ed. Rio de Janeiro: Walprint, 2012. 117 p.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 4a

ed. São Paulo: Ateliê, 2012.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2011.

MEIRA, Elinaldo. Monóculo? Só se for aqui! Na minha terra é binoclo. São Paulo: Perse,

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História. São

Paulo, no 10, dez. 1993, p. 7-28.

Remembranças (2015). Direção: Angélica Menezes, Brasil.

Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=4YO8rgro6Zw&feature=youtu.be>.

(Acesso em 15 de fevereiro de 2017).

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad.: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das

Letras, 2004.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Indicação

ARTE RECICLADA. [Monóculos]. Disponível em <http://www.artereciclada.com.br/passo-

a-passo/monoculo-fotografico-reciclado-de-pet/> (Acesso em 15 de fevereiro de 2017).

OLYMPUS. [Linha do tempo câmeras Olympus Pen]. Disponível em

<https://www.olympus.pt/site/pt/c/cameras/pen_cameras/pen_f_cameras/pen_f/index.html?ici

d=stage-5248388%20|%20PEN%20-%20Learn%20more%20|%20(stage-item%20stage-

bright%20pos-right-top%20current)> (Acesso em 15 de fevereiro de 2017).

Téléchargements

Publiée

2021-08-19

Numéro

Rubrique

Artigos de Dossiê