ESCRITAS E LEITURAS DE MIM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EPISTEMOLOGIA DO ARMÁRIO A PARTIR DA MINHA AUTOBIOGRAFIA

Auteurs

  • Elder Luan dos Santos Silva Universidade Federal da Bahia

Mots-clés :

Acesso, permanência, homossexualidade, homofobia,

Résumé

Este trabalho é uma reflexão teórica e descritiva, baseada na literatura nacional e na escrita autobiográfica, acerca de como o armário gay atua como um aparelho que regula e molda o comportamento de Gays na sociedade atual, mais especificamente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na tentativa de compreender como a sexualidade interfere diretamente na permanência, afiliação e êxito acadêmico de estudantes universitários. Para tal, utilizarei como objeto de análise e reflexão a minha trajetória pessoal de vida e formação, (auto)biografada e embasada teoricamente no conceito de “Epistemologia do Armário” desenvolvido por Eve Kosofsky Sedgwick. No intuito de compreender, como o “armário” descrito por Segwick, moldou, regulou e transformou as relações afetivas, sexuais e de gênero minhas e dos meus pares desde a minha infância até o meu acesso e permanência, na universidade e demonstrar que a autobiografia, além de ser uma escrita e leitura de si mesmo, pode vim a ser um mecanismo de contestação, luta política e produção memorialística, não só da sua história pessoal, como também da história e dos marcadores sociais do seu tempo vivido e escrito.

Biographie de l'auteur

Elder Luan dos Santos Silva, Universidade Federal da Bahia

Mestrando do programa de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade da Universidade Federal da Bahia, bolsista Fapesb.

Références

Anais de eventos:

MISKOLCI, Richard. Teoria queer e a questão das diferenças: por uma analítica da

normalização. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16., Campinas, 2007.

Disponível em: Acesso em: 9 jul. 2014.

Artigo em periódico:

BUTLER, Judith. Sujeitos do Sexo/Gênero/Desejo (17-60); Atos Corporais Performativos. In:

Problemas de Gênero”. RJ: Civilização Brasileira, 2003. p. 185-201.

CASTRO, Mary Garcia. Alquimia de categorias na produção dos sujeitos políticos: gênero,

raça e geração entre os líderes do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos em Salvador.

Revista Estudos Feministas, Rio de Janeiro, n.º 0, 1992. Disponível em

http://www.scielo.br

HOOKS, bell. Intelectuais Negras. In Estudos Feministas, vol3, n.2, 1995. Disponível em

http://www.scielo.br

SCOTT, Joan. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação e Realidade, 20/2,

, pp.71-99.

SEDWICK, Eve. A Epistemologia do Armário. In: Cadernos Pagu, 2007.

Capítulos de Livro:

DORNELLES, Priscila Gomes. Um Corpo “encurralado” na escola: gênero, sexualidade e

educação do campo. In: Givigi, Ana Cristina Nascimento, et al. O recôncavo baiano sai

do armário: universidade, gênero e sexualidade. Cruz das Almas: EDUFRB, 2013. p.

-148.

GIVIGI, Ana Cristina Nascimento. OLIVEIRA, Camila Silva de. Aquenda! Universidade: o

Recôncavo baiano sai do armário. In: Givigi, Ana Cristina Nascimento, et al. O recôncavo

baiano sai do armário: universidade, gênero e sexualidade. Cruz das Almas: EDUFRB,

p. 13 - 29.

MAGALHÃES, Selma Reis. Homossexualidade na escola: de onde parte a discriminação? In:

MESSEDER, Suely Aldir, and Marco Antônio Matos Martins, eds. Enlaçando

sexualidades. Salvador: EDUNEB-Editora da Universidade do Estado da Bahia, 2010. p.

– 188.

Revista Ars Historica, ISSN 2178-244X, nº12, Jan/Jun 2016, p. 292-306 | www.ars.historia.ufrj.br 306

MEYER, Dogmar Estermann. DORNELES, Priscila Gomes. Corpos, Gêneros e Sexualidades

na escola: cenas contemporâneas, políticas emergentes e teorias potenciais. In: Givigi,

Ana Cristina Nascimento, et al. O recôncavo baiano sai do armário: universidade,

gênero e sexualidade. Cruz das Almas: EDUFRB, 2013. p. 21-52.

ROSALDO, Michele. A Mulher, a Cultura e a Sociedade: uma revisão teórica (33-64). In:

ROSALDO e LAMPHERE (org.) A Mulher, a Cultura e a Sociedade. Editora Paz e Terra,

SACKS, Karen. Engels revisitado: a mulher, a organização da produção e a propriedade

privada. In ROSALDO e LAMPHERE (org.) A Mulher, a Cultura e a Sociedade. Editora

Paz e Terra, 1979.

URPIA, Ana Maria de Oliveira. SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. MÃES UNIVERSITÁRIAS:

transitando para vida adulta. In: Observatório da vida estudantil. Primeiros Estudos.

Salvador: EDUFBA, 2011. p. 143-168.

Livros:

COULON, Alain. A Condição de Estudante: A Entrada na vida Universitária. Salvador:

EDUFUBA, 2008, 278p.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho - ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 1 ed.;

reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do. JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira de. Currículo

e Formação: diversidade e educação das relações étnico-raciais. Curitiba: Progressiva,

, 338p.

ROMERO, Tania Regina de Souza. Autobiografias na (re)construção de identidades de

professores de línguas: o olhar crítico-reflexivo. Campinas, SP: Pontes, 2010. 348p.

WOOLF, Virginia. Um Teto Todo Seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.

Téléchargements

Publiée

2021-08-04

Numéro

Rubrique

Artigos de Dossiê