ESCRITAS E LEITURAS DE MIM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EPISTEMOLOGIA DO ARMÁRIO A PARTIR DA MINHA AUTOBIOGRAFIA
Parole chiave:
Acesso, permanência, homossexualidade, homofobia,Abstract
Este trabalho é uma reflexão teórica e descritiva, baseada na literatura nacional e na escrita autobiográfica, acerca de como o armário gay atua como um aparelho que regula e molda o comportamento de Gays na sociedade atual, mais especificamente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na tentativa de compreender como a sexualidade interfere diretamente na permanência, afiliação e êxito acadêmico de estudantes universitários. Para tal, utilizarei como objeto de análise e reflexão a minha trajetória pessoal de vida e formação, (auto)biografada e embasada teoricamente no conceito de “Epistemologia do Armário” desenvolvido por Eve Kosofsky Sedgwick. No intuito de compreender, como o “armário” descrito por Segwick, moldou, regulou e transformou as relações afetivas, sexuais e de gênero minhas e dos meus pares desde a minha infância até o meu acesso e permanência, na universidade e demonstrar que a autobiografia, além de ser uma escrita e leitura de si mesmo, pode vim a ser um mecanismo de contestação, luta política e produção memorialística, não só da sua história pessoal, como também da história e dos marcadores sociais do seu tempo vivido e escrito.Riferimenti bibliografici
Anais de eventos:
MISKOLCI, Richard. Teoria queer e a questão das diferenças: por uma analítica da
normalização. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16., Campinas, 2007.
Disponível em: Acesso em: 9 jul. 2014.
Artigo em periódico:
BUTLER, Judith. Sujeitos do Sexo/Gênero/Desejo (17-60); Atos Corporais Performativos. In:
Problemas de Gênero”. RJ: Civilização Brasileira, 2003. p. 185-201.
CASTRO, Mary Garcia. Alquimia de categorias na produção dos sujeitos políticos: gênero,
raça e geração entre os líderes do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos em Salvador.
Revista Estudos Feministas, Rio de Janeiro, n.º 0, 1992. Disponível em
HOOKS, bell. Intelectuais Negras. In Estudos Feministas, vol3, n.2, 1995. Disponível em
SCOTT, Joan. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação e Realidade, 20/2,
, pp.71-99.
SEDWICK, Eve. A Epistemologia do Armário. In: Cadernos Pagu, 2007.
Capítulos de Livro:
DORNELLES, Priscila Gomes. Um Corpo “encurralado” na escola: gênero, sexualidade e
educação do campo. In: Givigi, Ana Cristina Nascimento, et al. O recôncavo baiano sai
do armário: universidade, gênero e sexualidade. Cruz das Almas: EDUFRB, 2013. p.
-148.
GIVIGI, Ana Cristina Nascimento. OLIVEIRA, Camila Silva de. Aquenda! Universidade: o
Recôncavo baiano sai do armário. In: Givigi, Ana Cristina Nascimento, et al. O recôncavo
baiano sai do armário: universidade, gênero e sexualidade. Cruz das Almas: EDUFRB,
p. 13 - 29.
MAGALHÃES, Selma Reis. Homossexualidade na escola: de onde parte a discriminação? In:
MESSEDER, Suely Aldir, and Marco Antônio Matos Martins, eds. Enlaçando
sexualidades. Salvador: EDUNEB-Editora da Universidade do Estado da Bahia, 2010. p.
– 188.
Revista Ars Historica, ISSN 2178-244X, nº12, Jan/Jun 2016, p. 292-306 | www.ars.historia.ufrj.br 306
MEYER, Dogmar Estermann. DORNELES, Priscila Gomes. Corpos, Gêneros e Sexualidades
na escola: cenas contemporâneas, políticas emergentes e teorias potenciais. In: Givigi,
Ana Cristina Nascimento, et al. O recôncavo baiano sai do armário: universidade,
gênero e sexualidade. Cruz das Almas: EDUFRB, 2013. p. 21-52.
ROSALDO, Michele. A Mulher, a Cultura e a Sociedade: uma revisão teórica (33-64). In:
ROSALDO e LAMPHERE (org.) A Mulher, a Cultura e a Sociedade. Editora Paz e Terra,
SACKS, Karen. Engels revisitado: a mulher, a organização da produção e a propriedade
privada. In ROSALDO e LAMPHERE (org.) A Mulher, a Cultura e a Sociedade. Editora
Paz e Terra, 1979.
URPIA, Ana Maria de Oliveira. SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. MÃES UNIVERSITÁRIAS:
transitando para vida adulta. In: Observatório da vida estudantil. Primeiros Estudos.
Salvador: EDUFBA, 2011. p. 143-168.
Livros:
COULON, Alain. A Condição de Estudante: A Entrada na vida Universitária. Salvador:
EDUFUBA, 2008, 278p.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho - ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 1 ed.;
reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do. JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira de. Currículo
e Formação: diversidade e educação das relações étnico-raciais. Curitiba: Progressiva,
, 338p.
ROMERO, Tania Regina de Souza. Autobiografias na (re)construção de identidades de
professores de línguas: o olhar crítico-reflexivo. Campinas, SP: Pontes, 2010. 348p.
WOOLF, Virginia. Um Teto Todo Seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem a opinião da Ars Historica.