Mobilidade e circulação urbana: análise das cidades de Quelimane e Mocuba

Autores

  • João Carlos Mendes Lima Universidade Licungo em Quelimane

DOI:

https://doi.org/10.59508/geoafrica.v2i6.59840

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Moto-taxi, Ciclo-taxi, Mylove

Resumo

Tratar a urbanização pressupõe entender a mobilidade dos moradores e dos que visitam a cidade. Por isso, autores entendem que a análise da mobilidade urbana decorre da crise dos transportes nas cidades, pelo que se deve analisar com rigor e detalhe os parâmetros das relações entre os locais de moradia e trabalho da população, assim como a necessidade das pessoas se moverem. Este artigo visa analisar a mobilidade e circulação em cidades, prestando a atenção em duas cidades médias da Província da Zambézia, nomeadamente: a cidade de Quelimane, a capital provincial ,e a cidade de Mocuba, a segunda maior. A pesquisa adoptou a análise textual descritiva de fontes secundárias a partir de consulta a obras e relatórios publicados, a observação em campo e entrevista a sábios locais que moram ou tem informação do surgimento e desenvolvimento da cidade e da mobilidade de seus habitantes. Da pesquisa se conclui que na cidade de Quelimane, a maioria dos citadinos usam a bicicleta como meio de mobilidade, seja pessoal, seja em ciclo-táxis, apesar de existirem autocarros de 50 lugares, vans ou mini-bus, carrinhas de caixa aberta e tchopela. Já na cidade de Mocuba, usam motorizada ou moto-taxis e tchopela na mobilidade intra-urbana, e autocarros, vans ou mini-bus e carrinhas de caixa aberta no transporte inter distrital e inter provincial. Conclui-se igualmente que tanto na cidade de Quelimane, quanto na de Mocuba, os citadinos consideram que conseguem se mover para os lugares que pretendem, bem como transportar seus bens com esses meios. Esta percepção demonstra as desigualdades no seio dos moradores das duas cidades.

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Publicado

2023-07-24