Mobilidade e circulação urbana: análise das cidades de Quelimane e Mocuba

Authors

  • João Carlos Mendes Lima Universidade Licungo em Quelimane

DOI:

https://doi.org/10.59508/geoafrica.v2i6.59840

Keywords:

Mobilidade urbana, Moto-taxi, Ciclo-taxi, Mylove

Abstract

Tratar a urbanização pressupõe entender a mobilidade dos moradores e dos que visitam a cidade. Por isso, autores entendem que a análise da mobilidade urbana decorre da crise dos transportes nas cidades, pelo que se deve analisar com rigor e detalhe os parâmetros das relações entre os locais de moradia e trabalho da população, assim como a necessidade das pessoas se moverem. Este artigo visa analisar a mobilidade e circulação em cidades, prestando a atenção em duas cidades médias da Província da Zambézia, nomeadamente: a cidade de Quelimane, a capital provincial ,e a cidade de Mocuba, a segunda maior. A pesquisa adoptou a análise textual descritiva de fontes secundárias a partir de consulta a obras e relatórios publicados, a observação em campo e entrevista a sábios locais que moram ou tem informação do surgimento e desenvolvimento da cidade e da mobilidade de seus habitantes. Da pesquisa se conclui que na cidade de Quelimane, a maioria dos citadinos usam a bicicleta como meio de mobilidade, seja pessoal, seja em ciclo-táxis, apesar de existirem autocarros de 50 lugares, vans ou mini-bus, carrinhas de caixa aberta e tchopela. Já na cidade de Mocuba, usam motorizada ou moto-taxis e tchopela na mobilidade intra-urbana, e autocarros, vans ou mini-bus e carrinhas de caixa aberta no transporte inter distrital e inter provincial. Conclui-se igualmente que tanto na cidade de Quelimane, quanto na de Mocuba, os citadinos consideram que conseguem se mover para os lugares que pretendem, bem como transportar seus bens com esses meios. Esta percepção demonstra as desigualdades no seio dos moradores das duas cidades.

References

AMOUZOU, K. D. Transporte na cidade: uma análise socioeconómica do conceito de deslocamento urbano e dos impactos dos meios de transporte público urbano. Associação Educacional Dom Bosco, Resende, 2001. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos04/68_Transporte%20na%20cidade%20SPS.doc >. Acesso em: 19 jul. 2023.

AYUB, U.; KOURY, A. P.. Mobilidade Urbana: uma questão em aberto no novo Plano Diretor da cidade de São Paulo. Revista Projetar (Projeto e Percepção do Ambiente), v.2., n.1, p. 69-84, abr. 2017.

BERNADET, M.; LASSERE, J. C. (org.) Le secteur des transports: concurrence, compétitivité. Paris : Éditions Economica, 1985.

CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE QUELIMANE (CMQC). Breve História da Cidade de Quelimane. Quelimane : CMQC, 1997.

_____. Relatório do ambiente urbano da Cidade de Quelimane. Quelimane : CMQC, 2008.

_____. Informe sobre mobilidade na Cidade de Quelimane. Quelimane : CMQC, 2008.

CRESSWELL, T. On The Move: mobility in the modern western world. New York : Routledge, 2006.

ESCRITÓRIO, N. E.. Redes de Solidariedade e estratégias de reprodução social dentro da prática do ciclo-taxismo no espaço urbano: o caso do Bairro Chirangano na cidade de Quelimane. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Antropologia), Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, 2012.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Perfil dos Distritos, Imprensa Nacional : Maputo, 2007.

LANG, N.; RUSSMAN, M.; DAUNER, T.; KOMIYA, S.; MOSQUET, X.; DOUBARA, X.; MEI-POCHTLER, A. Self-driving vehicles, robo-taxis and the urban mobility revolution. The Boston Consulting Group, 2016. Disponível em: https://www.bcg.com/publications/2016/automotive-public-sector-self-driving-vehicles-robo-taxis-urban-mobility-revolution . Acesso em: 19 jul. 2023.

LEMOS, A. Cidade e Mobilidade. Telefones celulares, fncções pós-massivas e territórios informais. MATRIZes, v.1, n.1, out. 2007.

LIMA, J. C. M. Planificação Territorial, Desenvolvimento Urbano: Tendências Históricas de Quelimane (no prelo). Seminário sobre o Ordenamento Territorial, CEDE, mai. 2013.

SILVA, A. Fotos da Cidade de Quelimane. Agência LUSA, 2011.

SILVA, T. C.. Determinantes globais e locais na emergência de solidariedade sociais: O caso do sector informal nas áreas periurbanas da cidade de Maputo. Revista Crítica de Ciências Sociais, Centro de Estudos da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, n. 63. p. 75-89, out. 2002.

YIN, R. K. Case Study Research Design and Methods. Thousand Oaks: Sage Publication, 2003.

Published

2023-07-24