Análise do insucesso escolar no ensino secundário geral
principais causas e consequências
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v3i9.63909Palavras-chave:
Insucesso escolar, Causas, Consequências, Ensino secundário geralResumo
Este artigo resulta de uma reflexão em torno do insucesso escolar e visa analisar as principais causas e consequências do insucesso escolar no ensino secundário geral na África Subsariana e em Moçambique. A pesquisa se configurou como um estudo teórico, a metodologia para a abordagem do trabalho consistiu na revisão bibliográfica de natureza qualitativa. Os resultados do estudo mostram-nos que o fenómeno é bastante complexo: No período analisado (2012, 2014, 2016 e 2018) a pesquisa constatou que houve maior desistência na 10ª classe do que na 12ª classe e, em 2018, desistiram menos alunos em ambas as classes relativamente a todo o período analisado. As causas de insucesso escolar são: abandono escolar de alunos antes da conclusão do ciclo, reprovações por diferença de idade cronológica e o nível escolar, falta de materiais pedagógicos, métodos e estratégias de ensino e aprendizagem usados pelos professores, problemas de aprendizagem, a falta de motivação, a baixa auto estima, os factores sócio económico, culturais, étnicos, influência do meio ambiente onde vive o aluno, condição financeira, a etnia e o baixo nível de educação dos pais tem um peso significativo no insucesso escolar. O insucesso escolar penaliza o jovem e a sociedade, porque a sua contribuição para diversos projectos do Estado, como a educação, os mesmos ficam inviabilizados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).