Entre riscos e oportunidades, uma análise da transnacionalização dos recursos energéticos em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v1i2.53539Palabras clave:
Moçambique, Recursos energéticos, Transnacionalização, GeopolíticaResumen
Moçambique tem sido palco de uma crescente atracção de investimento directo estrangeiro por empresas mineradoras multinacionais com a descoberta e exploração de recursos energéticos como gás, carvão mineral, entre outros que proporcionam a transnacionalização. Os mesmos constituem elementos de relação com outros países, bem como parte da construção da ordem e da geopolítico-energética de Moçambique, destacando, sobretudo, a ascensão da exploração de pedras preciosas como rubi e gás natural e seu posterior questionamento como recursos energéticos de poder para Moçambique. O presente artigo tem como objectivo compreender o conceito de transnacionalização dos recursos energéticos em Moçambique e os riscos e as oportunidades que este fenómeno acarreta no território nacional. Teve como abordagem qualitativa o estudo do caso e paradigma interpretativo. Usou-se o método comparativo para comparar diferentes categorias, tais como tempo e espaço, procurando compreender o antes e o depois da região em estudo. Este método é relevante para esta pesquisa porque dela se pode compreender o impacto das multinacionais na região onde estão estabelecidas e, por extensão, em todo o território nacional. O artigo também faz a análise geopolítica, com o uso do método geohistórico, a sistematização de autores geopolíticos e a análise das relações entre Moçambique e as multinacionais perante os recursos energéticos. Constata-se que a transnacionalização dos recursos energéticos aumenta as relações de dependência de Moçambique perante as multinacionais.
Citas
BANCO DE MOÇAMBIQUE, Relatório anual 2014. v. 23. Maputo. 2015.
BELLUCCI, B. Tudo e nada: a aposta do capital em Moçambique, CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2008, ttp://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100711083135/08bellu.pdf acesso dia 28 mar.2022.
CASTEL-BRANCO, C. N. Megaprojetos e estratégia de desenvolvimento: notas para um debate. Maputo: Instituto de Estudos Sociais e Económicos, 2002. Disponível em: <http://www.iese.ac.mz/lib/cncb/Mega_projectos_Moz_texto.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2015.
CASTEL-BRANCO, C. N. Os mega projectos em Moçambique: que contributo para a economia nacional? Maputo, 2008. Acesso em: 20 fev. 2016.
DUNNING, J. H, Explaining international production. London: Unwin Hyman, 1988.
HIRSCHMAN, A. O. The strategy of economic development. New Haven: Yale University Press, 217p., 1958.
KALDOR, M., 2013. In Defence of New Wars. Stability: International Journal of Security and Development, 2 (1), p.Art. 4. DOI: http://doi.org/10.5334/sta.at
KRAUSE, M.; KAUFMAN, F. Industrial Policy in Mozambique. Discussion paper, n. 10, DIE – German Development Institute. Bonn, 2011.
LINS, H. N. Geoeconomia e geopolítica dos recursos energéticos no capitalismo contemporâneo: o petróleo no vértice das tensões internacionais na primeira década do século XXI. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, 3., 2011, São Paulo, Acesso em: 04 Apr. 2022.
LUNDI, I. B. Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais. Maputo: Escolar Editora 476p., 2016.
MACUÁCUA, A. R. Face à procura no mercado internacional, produção de grafite aumenta de forma exponencial no país. Jornal Noticias. Maputo, 11.02.2022, p.1, https://www.jornalnoticias.co.mz/?s=Producao+de+Grafite+aumenta+
MUCANZE, N. A. Investimento Directo Estrangeiro em Moçambique: Aspectos positivos e negativos, 120 f. Dissertação (Mestrado em Economia). São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2016.
RODRIGUES, P. C. S. F. N. Fusões e aquisições internacionais e investimento de raiz: determinantes macroeconômicos e efeitos sobre o crescimento. Tese (Doutorado em Ciências Empresariais) – Universidade do Porto, 2009. Disponível em: < http://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/20599/2/TESEPAULARODRIGUES.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2015.
SULEMANE, T. Alguns desafios na indústria extrativa em Moçambique. Centro de Integridade Pública, Maputo, maio 2009. Acesso em: 28 fev. 2016.
TANA HIGH-LEVEL FORUM ON SECURITY IN AFRICA, 22-23 APRIL 2017. Ethiopia, 2017.
USAID, Mineral and Conflict, A Toolkit for Intervention, 2004.
VICENTE, J. B. A interdependência contemporânea entre as Nações e a (im) possibilidade de afirmação de um Estado Soberano In: XII Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, II Mostra Nacional de Trabalhos Ciêntíficos, Brasil, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).