MODOS DE SER E A CONSTITUIÇÃO DO LUGAR: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS NO TCHON GUINEENSE DE CAMABASSAI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59508/geoafrica.v1i4.56399

Palabras clave:

Lugar, Modo de ser, Experiência, Tabanca

Resumen

O ente que cada um de nós somos possui a essência de compartilhar as suas experiências com o outro. Essa é uma das características que demonstra que somos ser-com, na perspectiva fenomenológica heideggeriana. Esse compartilhamento ocorre na convivência no lugar, onde uma das maneiras que tal situação pode se desvelar é através das trocas de experiências, neste caso, entre os adeptos do protestantismo e das religiões naturais de uma dada sociedade local. Nesse sentido, este artigo aborda esse compartilhar dos modos de viver na tabanca de Camabassai, em Guiné-Bissau, país localizado no continente africano.

Biografía del autor/a

Nelson Cortes Pacheco Junior, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Geografia. Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ).

Pesquisador no Laboratório de Geografia de Risco e Resiliência - LAGERR / NOMEAR Fenomenologia e Geografia (UNICAMP)

Membro da coordenação do Grupo de Estudos dos Espaços e Sociedades na África Subsaariana -GeoAfrica (UFRJ)

Antonio Bernardes, Universidade Estadual de Campinas

Docente no PPG Interdisciplinar em Ciências Humanas e Socias Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas, no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de São Carlos e no departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense.

Pesquisador no Laboratório de Geografia de Risco e Resiliência - LAGERR / NOMEAR Fenomenologia e Geografia (UNICAMP)

Citas

AMSELLE, Jean- Loup. Etnias e espaços: para uma antropologia topológica. In: AMSELLE, Jean- Loup; M’BOKOLO, Elikia. Pelos meandros da etnia. Etnias, tribalismo e Estado em África. Mangalde: Edições Pedagogo, LDA, 2014.

AUGEL, Moema Parente. O Desafio do Escombro. Nação, Identidades e Pós-Colonialismo na Literatura de Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2007.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. (trad. Antonio da Costa Leal / Lídia do Valle Leal). In: BACHLARD, Gaston. Os Pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1988.

BUTTIMER, Anne. Values in geography. Washington: Association of American Geographers, 1974.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra. Natureza da realidade geográfica (trad. Werther Holzer). São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2015.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. (trad. Marcia Sá Cavalcanti). Petrópolis: Editora Vozes / Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2018 a.

HEIDEGGER, Martin. Identidade e diferença (trad. Ernildo Stein). Petrópolis: Editora Vozes 2018 b.

HOLZER, Werther. Sobre territórios e lugaridades. Revista Cidades, v. 10, n.17, pp. 19-29, 2013.

MARANDOLA Jr, Eduardo José. Lugar enquanto circunstacialidade. In: MARANDOLA Jr, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia. Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia e fenomenologia. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2012.

MELLO, João Batista Ferreira de. O Triunfo do Lugar Sobre o Espaço. In: MARANDOLA Jr, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia. Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia e fenomenologia. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2012.

PACHECO JUNIOR, Nelson Cortes. Da capital às tabancas: A lugaridade entre os guineenses e os missionários protestantes em Guiné-Bissau. Dissertação de mestrado em Geografia sobre a orientação de Antonio Bernardes em 2020 no. Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. Campos dos Goytacazes: Universidade Federal Fluminense, 2020..

PACHECO JUNIOR, Nelson Cortes. Do asfalto à estrada de barro: vivências na tabanca de Sabor Balanta em Guiné-Bissau. ANAIS DO EVENTO EM COMEMORAÇÃO AOS 20 ANOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (IG-UNICAMP). Campinas: PPGGeo, 2022.

PACHECO JUNIOR, Nelson Cortes; BERNARDES, Antonio; MAIA, Felipe Rodrigues de Almeida. Provetá: a Assembleia, em um lugar de Deus. Tempo da Ciência, v.28, n.55, jan/jun, 2021.

RELPH, Edward. Reflexões sobre a emergência, aspectos e essência do lugar (trad. Eduardo Marandola Junior). In: MARANDOLA Jr, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia. Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia e fenomenologia. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2012.

SARAMAGO, Lígia. Como Ponta de Lança: O Pensamento do Lugar em Heidegger. In: MARANDOLA Jr, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia. Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia e fenomenologia. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2012.

SEMEDO, Maria Odete da Costa Soares. As Mandjuandadi: cantigas de mulher na Guiné-Bissau: da tradição oral à literatura, 2010. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, p.451.

SEMEDO, Odete Costa. Guiné-Bissau: história, culturas, sociedade e literatura. Belo Horizonte: Nandyala, 2011

TUAN, Yi-Fu. Topolifia. Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente (trad. Lívia de Oliveira) Londrina: EDUEL, 2012

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar. A perspectiva da experiência (trad. Lívia de Oliveira) Londrina: EDUEL, 2013.

Publicado

2023-01-07