PANORAMA CULTURAL MOÇAMBICANO: DANÇAS TRADICIONAIS E SUAS REPRESENTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v1i4.56397Palavras-chave:
Moçambique, Cultura, Danças, RepresentaçõesResumo
Moçambique é uma país a Sudeste do continente africano com um mosaico cultural invejável. A cultura moçambicana está distribuída nas três regiões do país: Norte, Centro e Sul. Localmente, existem também diversas manifestações culturais invejáveis. A diversidade cultura do País reflete a miscigenação de vários povos de diferentes países africanos e do mundo. Daí que, de forma categórica, pode se afirmar que existem no País, manifestações culturais nativas, estrangeiras e mistas.
Referências
ABILIO, David. Dança em Moçambique. In: Jornal o País. 06/05/2021. https://www.opais.co.mz› 07/07/2022.
CRAVEIRINHA, José, A Marrabenta, Arquivo Histórico de Moçambique, 1974
GA=REDACÇÃO. Danças (com História) para a Humanidade. 19/10/2012.
MANJATE, Fernando. Nyau - Gule Wamkulu: Património Oral e Intangível da Humanidade. Edição: ARPAC - Instituto de Investigação Sócio-Cultural. 2014.
RITA-FERREIRA, A. Os Cheuas da Macanga. I.I.C.M. 1966.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).