Mineração da empresa Vale S. A. em Moatize, Moçambique: impactos e conflitos. Entrevista de Anselmo Panse Chizenga.
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v2i7.61550Palavras-chave:
Extrativismo, Mineração, ValeReferências
CHIZENGA, A. Dados e Processos de (des)identificação no “discurso de Desenvolvimento”: A Empresa Vale S.A Moçambique em Perspectiva. In ALMEIDA, J. (Org.). Desenvolvimento, Mineração e mudanças climáticas Reflexões sócioantropológicas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2023.
CHIZENGA, A.; BLANCO; G.; ALMEIDA, J. A categoria de lugar e sua relevância para as ciências sociais: uma reflexão a partir de conflitos ambientais em Moatize (Moçambique) e Araxá (Brasil). Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, vol. 28, n. 63, p. 359-396, maio/ago. 2022.
CHIZENGA, A. Megaprojetos de Mineração: Conceito, Contexto e efeitos Socioambientais em Moatize, Moçambique. In ALMEIDA, J. (Org.). Pesquisa Em Desenvolvimento, Ambiente E Conflitos. 1ª Edição, Curitiba: Appris, 2020, pp. 39-76.
CHIZENGA, A.; CAMANA, Â. Mulher, lugar e inter-relacionalidade na disputa por Desenvolvimento em torno do Megaprojeto da companhia Vale em Moatize, Moçambique. Anais do Congresso 13º Mundo de Mulheres & 11º Fazendo Gênero, Florianópolis, 2017.
CHIZENGA, A.; CABRAL, F. M. A. O Codesria e a Produção de Conhecimento no Contexto da Globalização. Revista da Semana da África na UFRGS, Porto Alegre, v. 3, n. 8, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).