Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS

1. Informações gerais

Podem submeter artigos e/ou resenhas professores e pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa brasileiras ou internacionais, com o título de doutor ou mestre. Também são aceitos artigos redigidos por mestrandos e doutores em conjunto com colaboradores.

Apenas um texto por autor será encaminhado a cada processo de avaliação/revisão por vez. Normalmente, o periódico não considerará mais de uma apresentação do mesmo autor ou do mesmo grupo de autores dentro de um período de 24 meses.

Os autores deverão criar um login e senha no sistema por meio do endereço e seguir o passo-a-passo do sistema.

São aceitos artigos e resenhas nas seguintes línguas: português, inglês, francês e espanhol.

2. Preparação dos originais

A submissão não foi previamente publicada, nem foi submetida antes a outra revista para um processo de avaliação (ou uma explicação foi fornecida em Comentários ao Editor de número).

O original deve seguir os seguintes parâmetros:

  • Documento em formato .DOC, .DOCX ou .RTF.
  • Fonte Times New Roman de tamanho 12.
  • Espaçamento entrelinhas de um e meio no corpo do texto.
  • Papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm).
  • Margens: esquerda e superior 3,0 cm; direita e inferior 2,0 cm.
  • Extensão máxima de 30 páginas, incluindo referências bibliográficas e anexos e/ou apêndices.

A submissão do texto deverá seguir as etapas do processo indicadas no Sistema Online da Revista.

O arquivo submetido não pode ser identificado com os dados do autor. Certifique-se de que blindou a percepção de dados de autoria (ou seja, remova quaisquer referências ou informações que possam identificá-lo(s) como autor(es)).

Os textos são associados aos metadados preenchidos no momento da submissão e são reconhecidos pelo sistema. Por essa razão, é imprescindível atenção para a correção no preenchimento dos campos: autor/coautor, titulação/afiliação, e-mails e resumo da biografia (que poderá ser retirado do resumo do Currículo Lattes).

As submissões em desacordo com essas orientações podem ser devolvidas aos autores. Em tais casos, os editores do número/os organizadores têm o direito de solicitar uma nova versão do texto de acordo com os requisitos de formatação e estilo da revista.

2.1 Estrutura do Texto

  1. O TÍTULO deverá estar no idioma original centralizado na primeira linha e em caixa alta e negrito, com espaçamento simples entre linhas. Logo abaixo, deverá ser incluído o título em inglês e em português (caso o texto esteja em língua estrangeira).
     
  2. O RESUMO em português não deve exceder 300 palavras e tem de ser seguido de 3 a 5 palavras-chave.

    Ele deve conter, obrigatoriamente, os seguintes elementos: objetivo do estudo, aporte teórico/metodológico adotado, síntese dos resultados. E deve usar este tamanho de fonte: Times New Roman 10.

Artigos redigidos em outra língua (inglês, espanhol, francês) devem apresentar primeiro o resumo na língua do artigo e em seguida um resumo em português, seguindo as mesmas condições de formatação e estruturação

ABSTRACT com até 300 palavras, seguido de 3 a 5 keywords.

  1. O texto começa após o abstract (e keywords), com espaçamento 1,5 entre linhas. 
     
  2. Subtítulos devem aparecer em negrito e sem recuo de parágrafo, com dois espaços antes e um depois.
     
  3. Destaque gráfico: negrito ou itálico. 
     
  4. Recuo de 1 cm no início do parágrafo. 
     
  5. REFERÊNCIAS são apresentadas no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023).

 

2.2 Informações adicionais

2.2.1 Referências

As referências devem vir em ordem alfabética, pelo sobrenome do autor, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023), com espaçamento simples entre linhas.

Exemplos:

Livro
Com o último sobrenome em letras maiúsculas, as iniciais do(s) pré-nome(s) do autor/nome inicial abreviadas e escritas em maiúsculas, título do livro em itálico, lugar de publicação, editora e data, como segue abaixo. Exemplos:

BASÍLIO, M. Teoria lexicalSão Paulo, SP: Ática, 1990.

BYBEE, J.  Language change. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

AUSTIN, J. L. How to do things with words. Oxford: Oxford University Press, 1980.

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 3.ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 2007.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo, SP: Ática, 1994

OLIVEIRA, M. S.; KLEIMAN, A. B. (orgs.). Letramentos múltiplos: agentes, práticas, representações. Natal-RN: EDUFRN, 2008.

SIGNORINI, I..; CAVALCANTI, M. (orgs). Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1998.

VERSCHUEREN, J.; ÖSTMAN, J-O.; BLOMMAERT, J. (eds.). Handbook of Pragmatics. Amsterdam: John Benjamins, 1995.

SKUTNABB-KANGAS, T. et. al. (eds.), Social justice through multilingual education. Bristol, United Kingdom: Multilingual Matters, 2009.

Obs.: (orgs.), (eds.) devem estar sempre em minúsculas, como demonstrado acima.

Artigo em periódico
Com o último sobrenome em letras maiúsculas, as iniciais do(s) pré-nome(s) do autor/nome inicial abreviadas e escritas em maiúsculas, título do artigo, nome do periódico em itálico, volume (v. X), número (n. X), indicação do intervalo de páginas e data. Exemplos: 

FARACO, C. A. O tratamento você em português: uma abordagem histórica. Fragmenta, n. 13, p. 51-82, 1996.

ECKERT, P. Variation and the indexical field. Journal of Sociolinguistics, v. 12, n. 4, p. 453-476, 2008.

______. Affect, Sound Symbolism, and Variation. Working Papers in Linguistics, v. 15, n. 2 , p. 68-80, 2010.

AUGUSTO, M. R. A.; CORRÊA, L. M. S.; FORSTER, R. An argument for DPs as phases in an integrated model of on-line computation: the immediate mapping of complex DPs with relative clauses. Revista Virtual de Estudos da Linguagem -- ReVEL, v. 10, n. 06, p. 7-26, 2012.

BAZARIM, M. A mobilização de saberes sobre escrita e texto em uma segunda série do ensino fundamental. Revista Travessias, v. 3, p. 01-15, 2008.

Obs.: use ______. para indicar que o autor da referência é o mesmo da anterior. Os traços são feitos com seis underscores (seis toques na tecla - com a tecla shift pressionada).

Capítulo de livros
Com o último sobrenome em letras maiúsculas, as iniciais do(s) pré-nome(s) do autor/nome inicial abreviadas e escritas em maiúsculas, título do artigo sem aspas, In:, último sobrenome em letras maiúsculas, as iniciais do(s) pré-nome(s) do autor/nome inicial abreviadas e escritas em maiúsculas, título do livro em itálico, lugar da publicação, editora, data e indicação do intervalo de páginas. Exemplos: 

BARRETO, T. Estruturas relativas. In.: MATTOS E SILVA, R. V. (org.). A carta de Caminha: testemunho lingüístico de 1500. Salvador: Editora da UFBA, 1996, p. 149-166.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.

GRICE, H. P. Logic and conversation. In: COLE, P.; MORGAN, J. L. (eds.). Syntax and semantics. V. 3: Speech acts. New York: Academic Press, 1975. p. 41-58. 

1) A indicação do volume ou da edição do livro precede o lugar da publicação, como demonstrado nos exemplos.
2) use ______. para indicar que o autor da referência é o mesmo da referência anterior. Os traços são feitos com seis 'underscores' (seis toques na tecla - com a tecla shift pressionada).

Dissertações e teses
Com o último sobrenome em letras maiúsculas, as iniciais do(s) pré-nome(s) do autor/nome inicial abreviadas e escritas em maiúsculas, título da tese ou dissertação em itálico, local, instituição e ano, nível (dissertação ou tese), curso entre parênteses, nome do programa de pós, instituição, local e ano.

BONDARCZUK, S. de O. G. Gramaticalização da partícula hoti no grego antigo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística)  do  Programa de Pós-Graduação em Linguística, Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2005.

FIGUEIREDO, L. I. B. Gêneros discursivos/textuais e cidadania: um estudo comparativo entre os PCN e os Parâmetros em ação. São Paulo: PUC, 2005. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, PUC, São Paulo, 2005.

Documentos eletrônicos
Referência completa do documento, acrescido da URL entre < >, seguido a expressão ‘Acesso em' e a data com o nome do mês abreviado. Exemplos:

ALVES, M. M. “Mundo dos loucos”. O Globo, Rio de Janeiro, 20 dez. 2000. Disponível em: < http://www.oglobo.com.br/colunas >. Acesso em: 20 dez. 2000.

ARAÚJO, N. “Avanços e desafios da nova Lei de Migração”. Revista Caros Amigos, Rio de Janeiro, 28 de abril de 2017. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/blogs/blog-do-grri/avancos-e-desafios-da-nova-lei-de-migracao >. Acesso em: 28 de abril de 2017.

 

2.2.2 Citações bibliográficas

O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em letras maiúsculas, separado, por vírgula, da data de publicação (BARBOSA, 1980). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Labov (1994) afirma que ...”.

Quando for necessário especificar página(s), estas deverão seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (MUNFORD, 1949, p.513).

As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (PESIDE, 1927a), (PESIDE, 1927b). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (OLIVEIRA; MATEUS; SILVA, 1943), e quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (GILLE et al., 1960).

Citações diretas em mais de três linhas deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11, sem aspas e espaço simples entrelinhas. Citações com menos de três linhas devem seguir o fluxo normal do texto e virem destacadas apenas entre aspas.

 

2.2.3 Notas

Se necessárias, aparecerão no rodapé, corpo 12, espaçamento simples.

 

2.2.4 Ilustrações

Ilustrações compreendem figuras, desenhos, gráficos, quadros, mapas, esquemas, fórmulas, modelos, fotografias, radiografias. Os títulos e as legendas (em fonte Times New Roman 10) devem ser inserido(a)s abaixo das ilustrações, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e centralizadas. Além de estarem inseridos no texto, as figuras, os desenhos, os gráficos, os quadros, os esquemas, as fórmulas e os modelos devem ser enviados em arquivo separado, em formato JPG, PNG, ou EPS com boa qualidade. Os mapas, as fotografias e as radiografias também devem ser enviadas em arquivos separados e em alta resolução (300 dpi).

Abaixo da ilustração, numere-a/intitule-a como a seguir: Figura 1: título / Mapa 1: título e/ou legenda / Gráfico 1: título e/ou legenda / etc. A fonte é Times New Roman 10.


2.2.5 Tabelas e quadros

Tabelas devem ser usadas para apresentação de informações tratadas estatisticamente e quadros para sintetizar e organizar informações textuais. Os títulos inserem-se na parte superior, centralizado; as fontes devem ser apresentadas na parte inferior, alinhado à esquerda. A numeração é consecutiva, em algarismos arábicos; caso seja necessário especificar a fonte de dados, esta deverá ser colocada abaixo da tabela ou do quadro e o texto, alinhado à esquerda. A fonte é Times New Roman 10.

 

2.2.6 Anexos e/ou Apêndices

Devem estar inclusos no limite de 30 páginas, seguindo formatação dos subtítulos, no final do artigo, após as referências bibliográficas ou a bibliografia consultada.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  2. O arquivo da submissão está em formato .DOC, .DOCX ou .RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está com espaçamento entrelinhas de um e meio no corpo do texto, fonte Times New Roman de tamanho 12, emprega itálico ou negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas (se houver) estão devidamente identificadas, extensão máxima de 30 páginas, incluindo referências bibliográficas e anexos e/ou apêndices.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação

Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW -- Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.

Licença Creative Commons
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.