Sobre a Revista

Foco e Escopo

Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários é a revista científica de acesso livre do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, cujo objetivo é divulgar as investigações linguísticas e literárias inéditas desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e/ou estrangeiros. A revista compõe-se  - em todos os três números de seu volume anual - por dois dossiês ligados ao estudos linguísticos e literários.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos são submetidos a um conselho editorial composto por especialistas de consagrada competência científica e de incontestável saber nas diferentes áreas de estudo contempladas pela revista. Os textos, sem identificação autoral, serão encaminhados a dois pareceristas, num processo de avaliação duplo-cego. Os pareceristas poderão sugerir alterações de estrutura e de conteúdo. No caso de julgamentos divergentes, o texto é enviado a um membro do conselho editorial, que é responsável pelo resultado final. Após o processo de avaliação, os pareceres serão encaminhados aos autores juntamente com instruções para as alterações sugeridas pelos pareceristas.

Periodicidade

A revista tem periodicidade quadrimestral, com a publicação de dossiês (temáticos ou atemáticos) sobre estudos literários e estudos linguísticos. A publicação é prevista no segundo trimestre, terceiro trimestre e quarto trimestre de cada ano.

Os artigos aparecem eletronicamente no site assim que os processos de revisão e de diagramação estiverem terminados. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

Sponsors

 
 

Fontes de Apoio

 
 

Histórico do periódico

A Revista Diadorim foi criada em 2006. A escolha do nome da publicação deveria contemplar as duas áreas de atuação do Programa: língua e literatura, unindo, de forma harmoniosa, duas vertentes que buscam caminhos idênticos e, ao mesmo tempo, distintos para se tornarem originais: língua que, nas mãos dos literatos, é tão bem urdida; literatura que necessita de uma língua forte e consolidada para se realizar plenamente” (Flávia Vieira). A opção pelo nome da fascinante personagem de Guimarães Rosa (Diadorim) foi oportuna, uma vez que o ficcionista se empenhou em unir língua e literatura, essência do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas: a pesquisa em língua e literaturas de língua portuguesa no Brasil, na Europa e na África.

Desde sua criação, foram lançados dois números por ano dedicados a temáticas bastante variadas que contemplam as diversas áreas de pesquisa desenvolvidas pelo corpo docente da Revista, pelos cientistas e acadêmicos do programa de pós-graduação em que a revista foi idealizada.  Os editores/organizadores de cada número são os especialistas das temáticas propostas. Em 2012, Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários passa a ser uma revista online, o que viabiliza, com maior facilidade, o acesso aos artigos selecionados que foram produzidos por pesquisadores do Brasil e do exterior. A partir de 2020, a revista passa a publicar três números de seu volume, compondo-se este sempre por dois dossiês: um dedicado aos estudos linguísticos; outro, dedicado aos estudos literários.