Edições anteriores

2017

Capa da revista

v. 19 (2017): Número Especial

Resultado do Encontro Intermediário do GT da Anpoll – Teoria da Gramática ,  realizado em julho 2015 na UFMG.

Data da publicação: 30 out. 2017.


2016

Capa da revista

v. 18 (2016): Número Especial

Conferências  proferidas para concursos a Professor Titular da UFRJ e artigos de seus convidados.



2014

v. 16 (2014)

O volume 16 da Diadorim – Revista de Estudos Linguísticos e Literários – do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro compõe-se de nove artigos inéditos e uma resenha. Os textos foram escritos por pesquisadores da área de Língua Portuguesa de universidades brasileiras e estrangeiras. Embora focalizem temas de diferentes níveis da língua e distintas linhas teórico-metodológicas – em consonância com a proposta de volume atemático –, tais textos revelam certa convergência: ensejam nova ótica ou reflexão para a descrição linguística de velhos temas ou, ainda, uma agenda atual de interesses nos estudos linguísticos. Nesta ganham destaque, entre outras possibilidades, o olhar global da gramática, a interface de áreas de conhecimento e a articulação entre pesquisa teórica e empírica.

v. 15 (2014)

Os ensaios reunidos neste volume da Revista Diadorim discutem a poesia contemporânea. Destacam-se predominantemente, em seu conjunto, duas tendências investigativas. A primeira delas relaciona-se a abordagens de caráter histórico. Torna-se da maior relevância, nesse caso, o modo como certos autores pensaram sobre a época em que suas obras foram gestadas. Essas poéticas, por sua vez, manifestam positiva ou negativamente diálogos com a tradição do gênero lírico. Já a segunda tendência investigativa compreende a metapoesia e/ou a construção de novas subjetividades, que se mantêm sob debate permanente desde o romantismo.

2013

2013: Número especial

Este número da Revista Diadorim se caracteriza por ser temático: a morfologia é o seu foco. E não há como falar de morfologia e dos diversos processos de formação de palavras sem citar os trabalhos pioneiros e sempre inovadores de Margarida Basílio, principal referência na área. Assim é que o presente volume se constitui de parte das conferências apresentadas no II Colóquio Brasileiro de Morfologia, ocorrido na UFRJ, em junho deste ano, e de trabalhos que, apresentados ou não durante o evento, foram selecionados pelo Comitê Científico para compor este número em homenagem à querida colega.

v. 14 (2013)

O volume 14 da Revista Diadorim do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro reúne nove artigos inéditos e uma resenha da área de Língua Portuguesa. Embora seja um número atemático, o volume apresenta uma homogeneidade quanto aos temas abordados na medida em que os estudos contemplam três grandes subáreas de investigação: os três primeiros artigos abordam aspectos morfossintáticos do português, os três seguintes tratam de estudos fonético-fonológicos em suas interfaces e os três últimos discutem questões relacionadas ao discurso.

v. 13 (2013)

Os trabalhos reunidos neste volume 13 da Revista Diadorim, escritos por pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, versam sobre estudos da Literatura Brasileira, da Literatura Portuguesa e das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Nos 22 ensaios aqui enfeixados, os estudos literários são privilegiados na pesquisa e reflexão sobre o processo de produção literária e sua recepção, de crítica teórica e de história da literatura. Prosa e poesia, tradição e contemporaneidade, gêneros literários diversos e suas especificidades, abrangência de temas em relação à arquitetura formal dos textos literários são oferecidos ao leitor da Diadorim, conjugando-se o prazer e o vigor que representam a leitura e a expressão da língua portuguesa em suas literaturas.

Organizadores: Anélia Pietrani (UFRJ) e Marcos Pasche (UFRJ)


2012

v. 11 (2012)

Pela discussão e diversidade de líricas aqui reunidas, no âmbito das literaturas brasileira, portuguesa e africanas de língua portuguesa, acreditamos que este número 11 da revista Diadorim seja um instigante convite à leitura, na medida em que contribui significativamente para repensar a questão do cânone e da margem nessas letras, advertindo que a mais importante consagração literária se encontra nos poemas capazes de alcançarem “aquela misteriosa hesitação do pensamento entre o som e o sentido”, aquela “delicadeza na consideração da alteridade”, que fazem “doer as mãos dos poetas” e conseguem “suspender a respiração da crítica”.

Organizadores: Carmen Lúcia Tindó (UFRJ), Jorge Fernandes da Silveira (UFRJ) e Sérgio Martagão Gesteira (UFRJ)


2011

v. 10 (2011)

O volume 10 da Revista Diadorim – Revista de Estudos Linguísticos e Literários – do programa de Pós- Graduação em Letras Vernáculas, da Faculdade de Letras da UFRJ, é o primeiro dedicado inteiramente a estudos do Texto e do Discurso.  Apresenta, como  temática, “Tópicos em Linguística do Texto e/ou em Análise do Discurso” e conta com  trabalhos de variadas teorias pertinentes à linha de pesquisa  Língua e Discurso, cuja ementa contempla “Relação entre gramática e discurso e as implicações teóricas decorrentes de situações de interface dos diversos níveis de análise linguística”.

Organizadoras: Lúcia Helena Martins Gouvêa (UFRJ) e Maria Aparecida Lino Pauliukonis (UFRJ)

 

v. 9 (2011)

A Diadorim – Revista de Estudos Linguísticos e Literários tem como um de seus objetivos divulgar estudos inéditos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros no âmbito das três áreas do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ. Este volume 9, dedicado aos Estudos sobre a Literatura de Autoria Feminina em Língua Portuguesa, contempla artigos sobre a produção literária de escritoras-mulheres na literatura brasileira, na literatura portuguesa e nas literaturas africanas de língua portuguesa, a partir das vertentes da teoria e crítica feministas. A questão do cânone literário, a tradição, o resgate e a renovação dos estudos de gênero são os eixos temáticos problematizados nestes ensaios, sob o viés da história literária e da crítica cultural.

Organizadoras: Anélia Pietrani (UFRJ) e Rosa Gens (UFRJ)

 

v. 8 (2011)

O Volume 8 da Diadorim – Revista de Estudos Linguísticos e Literários – do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ é o primeiro dedicado exclusivamente a estudos de Variação e Mudança Linguística, uma importante e profícua Linha de Pesquisa da Área de Língua Portuguesa. Nada mais justo, portanto, que dedicá-la a quem introduziu a Sociolinguística Variacionista no Brasil – Anthony Julius Naro. É inegável sua importância não só para a formação de várias gerações de pesquisadores espalhados por todo o país que, por sua vez, têm formado novos pesquisadores, mas também para a visibilidade internacional dos estudos que descrevem o português brasileiro. Sua valiosa contribuição para o desenvolvimento da Linguística entre nós está resumida nas palavras de Dinah Callou, uma entre seus inúmeros discípulos.

Organizadoras: Silvia Figueiredo Brandão e Maria Eugênia Lamoglia Duarte


2010

v. 7 (2010)

Neste sétimo número da Revista Diadorim - Revista de Estudos Linguísticos e Literários, publicação bianual do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ, a homenageada é a escritora Rachel de Queiroz, nascida em 17 de novembro de 1910. Com a intenção de dar continuidade à dimensão de festa que marcou 2010, ano do centenário de nascimento de nossa autora, esta revista recebe em suas páginas textos de ensaístas que reconhecem a importância literária e histórica de sua produção artística.

Organizadoras: Anélia Montechiari Pietrani e Rosa Maria de Carvalho Gens


2009

v. 6 (2009)

O sexto número da Revista Diadorim e o terceiro dedicado aos estudos linguísticos privilegia, dessa vez, a linha de pesquisa “Língua e Ensino” do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Assim, os artigos que ocompõem abrangem “o exame das normas e registros que caracterizam o Português nos níveis semântico-lexical, fonético-fonológico, morfossintático e textual, com vista ao seu ensino como Língua 1 e Língua 2”.

Organizadoras: Mônica Maria Rio Nóbrega e Violeta Virgínia Rodrigues

v. 5 (2009)

O leitor da Revista Diadorim é um privilegiado. Este quinto número da revista, poeticamente nominada Diadorim - Revista de Estudos Linguísticos e Literários, é uma homenagem à poesia da palavra escrita em língua portuguesa. Um Brasil, um Portugal e uma África lusófona estão aqui representados nestes dezoito artigos inéditos, convidando-nos a ver mais e melhor, para além dos sertões de nossas vidas, com o verde dos olhos fascinantes da Diadorim-poesia. Afinal, o nome Diadorim, personagem de Guimarães Rosa a um só tempo palavra e rocha, desejo e força, responde por si à poesia nossa de cada dia.

Organizadores: Anélia Montechiari Pietrani e Luci Ruas


2008

v. 4 (2008)

O quarto número da Revista Diadorim, segundo sobre estudos linguísticos, mantém o formato original do periódico, preservando sua estruturação em Artigo Clássico, Artigos Inéditos e Curtas Resenhas, mas inaugura um novo formato: é o primeiro temático, dedicado à linha de pesquisa “Língua e Discurso”, cuja ementa é a seguinte: “Relação entre gramática e discurso. Implicações teóricas decorrentes de situações de interface dos diversos níveis de análise linguística na descrição do português brasileiro”.

Organizadores: Carlos Alexandre Gonçalves e Maria Lúcia Leitão de Almeida

v. 3 (2008)

A Revista Diadorim, do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, chega a seu número 3, inteiramente dedicado aos estudos literários. Como disseram seus organizadores, na apresentação do número1 – e é bom que mantenhamos viva essa idéia inicial – o nome de batismo da revista era (e é) extremamente oportuno, em primeiro lugar, porque, naquele momento, celebrava-se o cinquentenário do monumental Grande sertão: veredas; em segundo lugar, porque Guimarães Rosa foi um dos ficcionistas que mais se empenhou em “unir língua e literatura”, o que constitui a essência do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas.

Organizadora: Luci Ruas


2007

v. 2 (2007)

O segundo número da Revista Diadorim, primeiro sobre estudos linguísticos, inaugura um novo formato mais amplo e diversificado que provavelmente se firmará nas publicações destinadas à língua portuguesa: as seções Artigo Clássico e Curtas Resenhas. Ao lado dos estudos inéditos, criteriosamente selecionados por pareceristas ad hoc, divulgaremos um trabalho-ícone que tenha sido publicado há algum tempo, que permaneça como referência obrigatória na nossa área de conhecimento e que, por alguma razão, não seja acessível à maioria dos pesquisadores brasileiros.

Organizadora: Célia Regina dos Santos Lopes


2006

v. 1 (2006)

O Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas lança sua revista em clima de grande alegria e muita celebração. O projeto, acalentado ao longo de anos, materializa-se em momento especialmente propício, de efervescência produtiva e interação exemplar entre os corpos discente e docente. Esse espírito pautou a própria escolha do título da publicação,realizada em concurso aberto a estudantes e professores.

Organizadores: Célia Regina dos Santos Lopes, Dau Bastos e Luci Ruas


1 a 25 de 25 itens