Uma leitura jubilosa

Autores

  • Fernanda Drummond Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n1a16541

Palavras-chave:

Poesia 61, poesia portuguesa, Fiama Hasse Pais Brandão, Imagem.

Resumo

Este artigo aponta algumas vertentes possíveis para ler a poesia de Fiama Hasse Pais Brandão. A primeira tem a ver com a busca pelo leitor único, aquele privilegiado para entender os meandros da literatura dita hermética. Nessa seara, procuramos entender esse conceito de Brandão por meio da reação à leitura de Roland Barthes, em “A morte do autor”, publicado em 1968. A segunda vertente liga as ideias de imagem às de desejo. Dessa maneira, poderemos ver como o diálogo com o desejo e o erotismo está expresso na poética de Fiama. Entendemos aí a expectativa de abandono do leitor como uma enunciação da falta, conceito central para o entendimento da ideia de eros. Por fim, a terceira vertente explora as teorias de imagem numa investigação que acompanha a elaboração dos poemas da autora de 61. Partimos de reflexões dos próprios poemas de enfrentamento da imagem literária e do sentido da visão até um dos últimos versos da autora. Pode-se concluir, assim, que a definição do suporte da imagem, de modos complexos e múltiplos, foi a preocupação que fundamentou a Obra breve de Fiama Hasse Pais Brandão.

Biografia do Autor

Fernanda Drummond, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Literatura Portuguesa pela UFRJ

Referências

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Homenagemàliteratura. Porto: Editora Limiar, 1974.

_______. Obra breve. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.

BARRENTO, João. “Um quarto de século de poesia portuguesa”. Revista Semear no 4. Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses, PUC-Rio (1998). Disponível em http://www.letras.puc-rio.br/catedra/revista/4Sem_19.html (acesso em: 15/01/17)

CARSON, Anne. Eros the bittersweet. Champaign: Dalkey Archive Press, 1998.

CRUZ, Gastão. A vida da poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2008.

MARTELO, Rosa Maria. O cinema da poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2012.

SILVEIRA, Jorge Fernandes da. “Vida urgente”. Texto apresentado no congresso 100Futurismo, 2017, Faculdade de Letras da UFRJ.

Downloads

Publicado

2018-06-11