Uma leitura jubilosa
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n1a16541Palavras-chave:
Poesia 61, poesia portuguesa, Fiama Hasse Pais Brandão, Imagem.Resumo
Este artigo aponta algumas vertentes possíveis para ler a poesia de Fiama Hasse Pais Brandão. A primeira tem a ver com a busca pelo leitor único, aquele privilegiado para entender os meandros da literatura dita hermética. Nessa seara, procuramos entender esse conceito de Brandão por meio da reação à leitura de Roland Barthes, em “A morte do autor”, publicado em 1968. A segunda vertente liga as ideias de imagem às de desejo. Dessa maneira, poderemos ver como o diálogo com o desejo e o erotismo está expresso na poética de Fiama. Entendemos aí a expectativa de abandono do leitor como uma enunciação da falta, conceito central para o entendimento da ideia de eros. Por fim, a terceira vertente explora as teorias de imagem numa investigação que acompanha a elaboração dos poemas da autora de 61. Partimos de reflexões dos próprios poemas de enfrentamento da imagem literária e do sentido da visão até um dos últimos versos da autora. Pode-se concluir, assim, que a definição do suporte da imagem, de modos complexos e múltiplos, foi a preocupação que fundamentou a Obra breve de Fiama Hasse Pais Brandão.
Referências
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