Notas sobre a construção de uma comunidade: a poesia de 'Três rostos', de Fiama Hasse Pais Brandão
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n1a17894Palavras-chave:
Três rostos, Fiama Hasse Pais Brandão, Comunidade poética.Resumo
No livro de poemas intitulado Três rostos, da escritora portuguesa Fiama Hasse Pais Brandão, publicado pela primeira vez em 1989, “sons nocturnos e diurnos” (BRANDÃO, 1989, p. 70) de inúmeros animais parecem se fundir em prol da construção de uma comunidade poética. Essa comunidade é construída pelo “canto” de aves, cães, rãs, vespas... O objetivo deste texto é pensar, a partir desses sons que se fundem, a construção de pelo menos três eixos – ou três rostos – que dão corpo a uma certa comunidade: a relação entre os elementos que são tecidos pelos poemas; a relação entre os poemas e outros poemas; e as possíveis relações que Fiama Hasse Pais Brandão constrói com outros poetas.
Referências
BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Três rostos. Lisboa: Assírio & Alvim, 1989.
CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Introdução de Antônio Soares Amora. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1980.
DERRIDA, Jacques. Gêneses, genealogias, gênero e o gênio. Tradução do francês de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2005.
HOMERO. Odisseia. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2014.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996, v. I.
MELO NETO, João Cabral de. Melhores poemas de João Cabral de Melo Neto. Seleção de Antonio Carlos Secchin. 8ͣ edição. São Paulo: Global, 2001.
Metamorfoses, n° 6. Revista de Literatura. Rio de Janeiro/ Lisboa: Caminho, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. “A República dos poetas”. In: O fio perdido: ensaios sobre a ficção moderna. Tradução do francês de Marcelo Mori. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
SILVEIRA, Jorge Fernandes. Lápide e versão: o texto epigráfico de Fiama Hasse Pais Brandão: ensaios seguidos de Memorial da Pedra: antologia poética. Rio de Janeiro: Bruxedo, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).