TEMPLATES NO DESENVOLVIMENTO TÍPICO DE UMA CRIANÇA ADQUIRINDO A FONOLOGIA DO PB: UM ESTUDO SOBRE TOKENS E TYPES

Autores

  • Glaubia Ribeiro Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria de Fátima de Almeida Baia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marian Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n2a18257

Palavras-chave:

Templates, Desenvolvimento fonológico típico, Sistema Adaptativo Complexo

Resumo

Neste estudo, investigamos a manifestação de templates (T.), isto é, padrões de palavra sistemáticos que carregam informações prosódicas e/ou segmentais (VIHMAN; CROFT, 2007), no desenvolvimento fonológico típico de uma criança adquirindo o português brasileiro (PB) de Vitória da Conquista-BA, de idade entre 1;5 a 2;5. Para tanto, assumimos como perspectiva teórica, o Paradigma dos Sistemas Adaptativos Complexos (PSAC) (THELEN; SMITH, 1994) e como modelo fonológico, a Templatic phonology (VELLEMAN; VIHMAN, 2002; VIHMAN; CROFT, 2007). Na análise, consideramos tanto a contagem de tokens quanto de types, partindo da hipótese de que independentemente do tipo de dado analisado, a criança fará uso de templates como estratégia de expansão lexical. No entanto, considerando tokens, não encontramos evidência de manifestação de templates. Por outro lado, na contagem de types, dois templates foram observados: o V e o CV, distribuídos em cinco sessões, 1;5 a 1;9. Dessa maneira, nossa hipótese não foi inteiramente confirmada porque o tipo de dado observado é relevante na investigação acerca dos templates no desenvolvimento fonológico.

Biografia do Autor

Glaubia Ribeiro Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2018). Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016). Integra o Grupo de Estudos de Desenvolvimento Fonológico (GEDEF) e o projeto de extensão Núcleo Saber Down. Atua principalmente nas seguintes áreas: aquisição e desenvolvimento de linguagem típico e atípico, fonologia.

Maria de Fátima de Almeida Baia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística, Musicoterapeuta em formação, anteriormente professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). É doutora (2013), mestre (2008) e bacharel (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). No momento, faz especialização em Musicoterapia na FAC de Salvador. Atua principalmente nas seguintes áreas: fonologia, morfofonologia, desenvolvimento de língua materna, desenvolvimento de língua estrangeira, Musicoterapia, música para estimulação de fala (a)típica e psicolinguística. Coordena o GEDEF (Grupo de Estudos de Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas, não gêmeas e bilíngues (adultos e crianças).

Marian Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011), área de concentração Fonética e Fonologia, com pesquisa que relaciona síndrome de Down e produção vocálica. É Mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2005), área de concentração Sociolinguística. Fez graduação em Letras com Português e Inglês e respectivas Literaturas, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2001). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, docente do Programa de Pós-graduação em Linguística PPGLin (CAPES-UESB) e do ProfLetras-UESB. Coordena projetos de pesquisa sobre o sistema fonético-fonológico de pessoas com síndrome de Down. Também atua na coordenação do Projeto de Extensão Saber Down Núcleo de Pesquisas e Estudos em em Síndrome de Down. Neste projeto visa-se trabalhar eventuais problemas de fala, leitura, escrita e de abstração matemática apresentados por pessoas com síndrome de Down. A professora tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome de Down, acústica, vogais, variação e concordância. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Síndrome de Down-Saber Down (CNPq-UESB) e membro do Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) -GPEL (CNPq-UESB), PROBRAVO (CNPq). O Grupo de Pesquisa Saber Down (CNPq-UESB) abrigará pesquisas em aquisição de linguagem e da escrita e pesquisas para descrição do sistema fonológico de pessoas com síndrome de Down.

Downloads

Publicado

2018-12-28