Objetos que nos encaram: apontamentos sobre as relações entre sujeito e objeto no contexto da colonização das Américas

Autores

  • Felipe Motta Veiga Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n2a33476

Palavras-chave:

Antônio Vieira, Cristãos, Ameríndios, Objeto, Imagem.

Resumo

O artigo toma como pano de fundo o contexto político-cultural da colonização das Américas, nos séculos XVI e XVII, para refletir sobre diferentes modos de conceber as categorias de sujeito e objeto, tão fundamentais à racionalidade ocidental. Em vez de operar com uma dicotomia que situaria, em polos opostos, uma concepção europeia cristã e uma concepção ameríndia, a proposta é indicar pontos de convergência e de divergência entre tais concepções, sobretudo no que diz respeito ao olhar dirigido por esses povos, o europeu cristão e o ameríndio, às imagens que circulam no interior de suas sociedades. O fio condutor da reflexão é o “Sermão do Espírito Santo”, de Antônio Vieira. Se por um lado o procedimento discursivo do jesuíta passa por objetificar os indígenas brasileiros, privando-os de interioridade ou de espírito, por outro, o mesmo sermão, quando lido a partir de noções vigentes no pensamento ameríndio, como aquelas referidas por Eduardo Viveiros de Castro (2002, 2006) e Diana Taylor (2013), pode sugerir um sentido não pejorativo a essa objetificação. Sustenta-se aqui, portanto, que o texto de Vieira, escrito e veiculado com intenções específicas, é todavia capaz de se desviar das intenções de seu próprio autor, caso o interpretemos desde outro ângulo.

Biografia do Autor

Felipe Motta Veiga, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Publicou textos de ficção na revista digital Cais (cais.ato.br). Possui graduação em Letras - Produção Textual pela PUC-Rio e foi bolsista PIBIC nos anos de 2017 e 2018. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela mesma instituição, com fomento da CAPES. Pesquisa as relações entre palavra e imagem.

Referências

ARASSE, D. Um olho negro. In: ______. Nada se vê: seis ensaios sobre pintura. São Paulo: Editora 34, 2019, p. 45-73.

BÍBLIA. Evangelho segundo São João. Português. Bíblia Sagrada – Edição da Palavra Viva, Traduzida das Línguas Originais com uso Crítico de Todas as Fontes Antigas pelos Missionários Capuchinhos de Lisboa. São Paulo: Stampley Publicações, 1974.

DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.

SOUZA, L. de M. e. O diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

VIEIRA, A. Sermão do Espírito Santo. In: PÉCORA, A. (org.). Sermões. Tomo 1. São Paulo: Hedra, 2014, p. 415-440.

VIVEIROS DE CASTRO, E. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena. In:

______. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2002a, p. 347-399.

______. O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem. In: ______. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2002b, p. 183-264.

______. A floresta de cristal: notas sobre a ontologia dos espíritos amazônicos. Cadernos de Campo, v. 15, n. 14/15, p. 319-338, 2006.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Dossiê de Literatura/Literature Dossier