A duratividade na expressão aspectual em libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n2a33899

Palavras-chave:

Aspectualidade, Libras, Duratividade, Semântica.

Resumo

O presente trabalho apresenta parte dos resultados da dissertação de mestrado intitulada Aspectualidade em Libras: telicidade e duratividade (PIRES, 2019), em que o autor buscou identificar traços semânticos pertinentes na expressão aspectual em Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como o papel desempenhado pelos predicados verbais de diferentes classes acionais (VENDLER, 1957) na referida expressão. Assim, temos como objetivo apresentar como predicados verbais das classes de accomplishment e de atividades na Libras se comportam de modo distinto e influenciam a expressão aspectual dessa língua, tanto na esfera lexical quanto na esfera gramatical. Para isso, observamos as postulações de Comrie (COMRIE, 1976) sobre o tema. Para evidenciar tais fenômenos, adotamos a Elicitação Controlada (MATTHEWSON, 2004) para coletar de forma sistemática e objetiva os dados que julgamos ser pertinentes, uma vez que tal metodologia se mostrou eficaz em trabalhos descritivos com línguas minoritárias. Com base nessa metodologia, adaptamos um teste elaborado por Dowty (DOWTY, 1979) para a língua inglesa, de modo a garantir a sua aplicabilidade fidedigna em uma língua de sinais. Dada a nossa pesquisa, pudemos verificar que nosso consultor optou por diferentes estratégias para expressar a duratividade. Em predicados de accomplishments e atividades, foi adotado um sinal indicativo de passagem de tempo. Em predicados com movimento direcionado (télicos e atélicos) foram utilizadas outras estratégias associadas a aspecto gramatical, como indicar fase preparatória interna de um evento.

Biografia do Autor

Gabriel Simonassi, Universidade Federal Fluminense

Licenciado em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em estudos de linguagem com foco em Teoria e Análise Linguística, na mesma universidade onde desenvolve a pesquisa sobre a expressão de aspecto em Libras a partir de um ponto de vista formalista. Já atuou como (i) tradutor e revisor no projeto internacional SpreadTheSign, cujo foco é a coleta e divulgação científica em Libras, (ii) professor de língua inglesa como língua estrangeira, (iii) monitor bilíngue para o ensino de português como segunda língua para surdos no projeto de extensão Ensino de Surdos sob a perspectiva bilíngue; e (iv) tradutor, intérprete e revisor no par português/inglês. Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX) na UFF.

Luciana Sanchez-Mendes, Universidade Federal Fluminense

É professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX). É membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLin/UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Semântica Formal e descrição de línguas subrrepresentadas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras - Português/Linguística (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2009). Obteve seu doutorado em Linguística em um programa de cotutela entre a USP e a Université Paris 8 / Vincennes Saint-Denis (2014). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Roraima (UFRR), investigando a língua Wapixana, e na USP, com um projeto de pesquisa acerca das sentenças comparativas em português brasileiro e em Karitiana.
É coautora, com Ana Quadros Gomes, do livro Para Conhecer Semântica publicado em 2018 pela editora Contexto.
Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Semântica Formal e Descrição de Línguas Indígenas.

Referências

COMRIE, B Aspect: An introduction to the study of verbal aspect and related problems. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.

DOWTY, D. Word Meaning and Montague Grammar. Dordrecht: Kluwer, 1979.

KRIFKA, M. The origins of telicity. In: Susan Rothstein (ed.), Events and Grammar. Dordrecht: Kluwer, 1998.

MATTHEWSON, L. On the Methodology of Semantic Fieldwork. International Journal of American Linguistics 70, p. 369-415, 2004.

OLIVEIRA, F. A. de. Distinção entre aspecto lexical e gramatical na língua brasileira de sinais. Curitiba: UFPR, 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) do Programa de Pós-Graduação em Letras. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, UFPR, Curitiba, 2018.

PIRES, G. S. de A. Aspectualidade em Libras: telicidade e duratividade. Niterói: UFF, 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Estudos da Linguagem) do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Instituto de Letras, UFF, Niterói, 2019.

VENDLER, Z. Verbs and times. The Philosophical Review 66.2, p. 143-160, 1957.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier