A metáfora no ensino: uma análise de seu potencial como recurso pedagógico em videoaulas do Youtube
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n2a34353Palavras-chave:
Metáforas, Representação de Conceitos, Tipologia, Videoaulas do YouTube, Ensino.Resumo
O presente artigo trata da ocorrência de metáforas conceptuais e de suas respectivas expressões metafóricas em videoaulas do YouTube, assim como apresenta avanços nas discussões e análises realizadas por Schabarum e Chishman (2020) nesse mesmo contexto. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho é averiguar o caráter pedagógico da emergência de metáforas em videoaulas. Para isso, tomamos como base os pressupostos teóricos de Cameron (1999, 2003) e Semino (2008). Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa tem caráter qualitativo e conta, como corpus de pesquisa, com a transcrição de duas videoaulas de Biologia sobre sistema imunológico provenientes do YouTube. Foram adotados, como recursos metodológicos, um dicionário de termos de ciências biológicas e uma ferramenta de pesquisa em corpus eletrônico. Os resultados indicam que as metáforas conceptuais as expressões metafóricas por elas licenciadas são amplamente empregadas nas videoaulas analisadas e representam conceitos científicos com gradação e precisão distintas, já que as expressões metafóricas que representam nosso entendimento sobre conceitos científicos podem ser classificadas como técnicas, subtécnicas ou constitutivas de teoria, conforme postula Cameron (2003). Essas metáforas e expressões metafóricas apresentam, contudo, um ponto em comum: funcionam como recurso pedagógico eficiente.
Referências
ANDRADE, A. D. de. A metáfora no Discurso das Ciências. 2010.174 f. Dissertação (Mestrado em Letras-Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2010.
BROWN, T. L. Making Truth: Metaphor in Science. Urbana, Illinois: University of Illinois Press, 2003.
CAMERON, L. Metaphor in educational discourse. London: Continuum. 2003.
CAMERON, L. Identifying and describing metaphor in spoken discourse data. In: CAMERON, L. LOW, G. (Orgs.). Researching and Applying Metaphor. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p. 105-134.
COOK, Guy. The Discourse of Advertising. London: Routledge, 2001.
DAVIES, M. Corpus of News on the Web (NOW). Disponível em: https://www.corpusdoportugues.org/now/, 2020. Acesso 02 abr. 2020.
EUBANKS, P. A War of Words in the Discourse of Trade: The Rhetorical Constitution of Metaphor. Carbondale: Southern Illinois University Press, 2000.
FORCEVILLE, C. Pictorial Metaphor in Advertising. London: Routledge, 1996.
GIL, M. M. Metáfora no ensino de língua materna: em busca de um novo caminho. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2012.
HOBBES, T. Leviathan. (Org.) HAY, Rod. London: McMaster University Archive of the History of Economic Thought, 1997. Originalmente publicado em 1651.
KELLER, E. F. Refiguring Life: Metaphors of Twentieth-century Biology. New York: Columbia University Press, 1995.
KUHN, Thomas S. Metaphor in Science. In: ORTONY, Andrew (Org.). Metaphor and Thought. 2 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. p. 533-542.
LAKOFF, G.; ESPENSON, J.; SCHWARTZ, A. Master Metaphor List. 2ª ed. California: Cognitive Linguistics Group University of California at Berkeley, 1991. Disponível em:http://araw.mede.uic.edu/~alansz/metaphor/METAPHORLIST.pdf. Acesso em: 04 abr. 2020.
LAKOFF, G. Conceptual Metaphor Home Page. California, University of California, Berkeley, 22 mar. 1994. Disponível em: http://www.lang.osaka-u.ac.jp/~sugimoto/MasterMetaphorList/MetaphorHome.html. Acesso em: 03 abr. 2020.
LAKOFF, G. JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Tradução ZANOTTO, Mara Sophia et al. São Paulo: Editora Mercado de Letras, 2002. Originalmente publicado em 1980.
LEARY, D. E. Metaphors in the History of Psychology: Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
MUSOLFF, A. Metaphor and Political Discourse: Analogical Reasoning in Debates about Europe. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2004.
NETO, A. C. da Silva; FOSSILE, D. K.; HERÊNIO, K. K. P. A Metáfora no Livro Didático de Ensino Médio: um Estudo Feito a partir dos Manuais Aprovados Pelo PNLD 2014. Fórum Linguístico, Florianópolis, v.12, n.3, p.7 71 - 785, 2015.
NERLICH, B.; HALLIDAY, C. Avian flu: the creation of expectations in the interplay between science and the media. Sociology of Health and Illness, Leeds, Inglaterra, Vol. 29, n.1, p. 46-65, Jan.-Feb., 2007.
PRAGGLEJAZ. MIP: a method for identifying metaphorically used words in discourse. Metaphor and Symbol. Oxford, v. 22, n.1, p. 1-39, 2007.
PROFA. BETH. Sistema Imunológico. Mountain View: Google, 2016. (12 min 48 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mSFy3GlNMjs. Acesso em: 01 abr. 2020.
PROF. KENNEDY RAMOS. Sistema Imunológico. Mountain View: Google, 2018. (34 min 48 s). Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=lW_pOyMy74w&list=PLh1nSI6Y-RoMkTa357_rh0J2xO7MJE29T&index=5. Acesso em: 02 abr. 2020.
REISFIELD, G. M. WILSON, G. R. Use of Metaphor in the Discourse on Cancer. Journal of Clinical Oncology, Alexandria, Virginia, v. 22, n.19, p. 4024- 4027, set-out, 2004.
SCHABARUM, J. R.; CHISHMAN, R. L. de O. Creative metaphors in video lessons: the relationship between the novel and the conventional. Revista Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v.28, n.2, p.721-746, 2020. DOI: 10.17851/2237-2083.28.2.721-746. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/16321. Acesso em 23 ago. 2020.
SEMINO, E.. Metaphor in Discourse. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
SONTAG, S. AIDS and its Metaphors. London: Penguin, 1988.
TEMMERMAN, R. Metáforas pelas quais as biociências vivem. In: SIQUEIRA, M; OLIVEIRA, A. F. S. de. (Orgs.). Cadernos de Tradução – Linguística Cognitiva. 31ª ed. Porto Alegre: Instituto de Letras da UFRGS, 2012. P. 127-142.
VILELLA, M. M.; FERRAZ; M. L.. Dicionário de Ciências Biológicas e Biomédicas. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).