Vida e Morte dos Santiagos: o realismo mágico na construção de uma nova consciência em Mário Ventura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n2a34873

Palavras-chave:

, Realismo Maravilhoso, Realismo Mágico, Mário Ventura

Resumo

Vida e Morte dos Santiagos, romance de Mário Ventura publicado em 1985, alegoriza o tempo histórico português recente, graças a um processo de criação literária em que a ficcionalidade cruza e dialoga com a realidade histórica. Crónica mágica do nascimento e decadência de uma aldeia imaginária, num Alentejo de sofrimento e de luta, a narrativa assume-se como uma reflexão sobre o passado recente do tempo de escrita da narrativa, para tal recorrendo a elementos do realismo mágico e do maravilhoso, típicos das narrativas sul-americanas. Pretendemos, deste modo, compreender o processo de construção de uma narrativa que, recorrendo a topoi da literatura realista mágica e maravilhosa, reflete sobre a História recente de um país que viveu sob uma ditadura de 48 anos, libertado a 25 de Abril de 1974, graças à eclosão de uma Revolução que introduziria reformas profundas no espaço agrícola das terras alentejanas do sul.

Biografia do Autor

Saldanha Ana, Instituto Politécnico de Macau (IPM)

Doutoramento em Estudos Literários – Especialidade em Literatura Comparada, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (UL), e em Lettres, Langues et Sciences Humaines, Spécialité: Etudes luso- brésiliennes, pela Université Stendhal - Grenoble III. Pós-Doutoramento em Sociologia da Literatura pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Atualmente, é Professora Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Macau (IPM) (RAEM / China).

Referências

CHAMPI, Itamar. O realismo maravilhoso. São Paulo: Editora Perspectiva, 1980.

GENETTE, Gérard. Palimpsestes. La littérature au second dégré. Paris : Seuil, 1982.

LIMA, Isabel Pires, 1996. Rememorar e Futurar ou a Invenção da Pátria. Discursos. Estudos de língua e cultura portuguesa, Universidade Aberta, pp. 136-146, 1996.

LOURENÇO, Eduardo, 1994. O Canto do signo: existência e literatura (1957-1993). Lisboa: Presença, 1994.

SAID, Edward. The World, the text and the critic. NewYork: Pantheon, 1983.

SALDANHA, Ana. Narrativa Portuguesa Pós-Revolução: os Autores Mulheres e as Novas Representações Sociais. FronteiraZ: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, PUC-São Paulo, n° 12, 2014, pp 140-162. URL: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5648238

SALDANHA, Ana. O Antagonismo entre o herói individual e o protagonista coletivo: o imaginário português através da história e da literatura após o 25 de abril de 1974. Tese de Doutoramento. Grenoble/Lisboa: Université Stendhal/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2011.

SALDANHA, Ana. Representações literárias da questão agrária na primeira metade do século xx. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

SERRA, Paulo. O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia. Tese de Doutoramento. Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2013.

VENTURA, Mário. Vida e morte dos Santiago. Lisboa: D. Quixote, 1986.

VIALA, Alain. Effets de champ, effets de prisme. Littérature, n° 70, pp. 64-72, 1998.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Dossiê de Literatura/Literature Dossier