Other sides of new moon: a historical reading of election of Rui de Noronha as first mozambican poet

Autores

  • Ubiratã Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n3a36278

Palavras-chave:

Rui de Noronha, Mozambican literature, Mozambican poetry

Resumo

This article seeks to read from a historical perspective the election of Rui de Noronha as the first Mozambican poet, understanding this as process. Therefore, the article makes a diachronic reception study investigating two groups of texts: 1) the production of critical reviews of Noronha’s work by white intellectuals, which gravitates around the posthumous organization of a collection of his sonnets in 1943; 2) texts which reveals the position and reception of Rui de Noronha in the black and mestizo literary environment in Lourenço Marques in the early years of the 20th century. This elective process is especially relevant to understand the debates involved in the birth of an autonomous literature in moments of cultural assimilation, racism, and intense ethnocentrism in the colony.

Biografia do Autor

Ubiratã Souza, Universidade de São Paulo

Ubiratã Souza possui doutorado (2019) e mestrado (2014) em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e bacharelado em Letras (2012), todos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). No primeiro semestre de 2017, cumpriu estágio doutoral sob os auspícios do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior da Capes em Maputo, Moçambique. Desenvolve pesquisa de crítica literária e suas interfaces com a história social e sociologia histórica, investigando os estudos africanos, da diáspora africana no Brasil e as literaturas africanas de língua portuguesa. É autor do livro Entre armas e palavras: literatura e guerra civil em Moçambique (EdUFABC, 2017), e de capítulos de livro e artigos científicos.

Referências

ABRANCHES, A. S. Moçambique, lugar para a poesia. In: Sociedade de Estudos da Colónia de Moçambique. Teses apresentadas ao 1º Congresso, realizado de 8 a 13 de setembro de 1947. V. 1. Lourenço Marques: Tipografia Minerva Central, 1947a, p. 10-17.

______. Sobre “literatura colonial”. In: Sociedade de Estudos da Colónia de Moçambique. Teses apresentadas ao 1º Congresso, realizado de 8 a 13 de setembro de 1947. V. 1. Lourenço Marques: Tipografia Minerva Central, 1947b, p. 37-43.CAVACAS; GOMES, 1998.

ANDRADE, M. P. Origens do nacionalismo africano: continuidade e ruptura nos movimentos unitários emergentes da luta contra a dominação colonial portuguesa: 1911-1961. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos (1750-1880). Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2013.

CONRADO, A. Divagações! Tentames literários. Lisboa: Imprensa Lucas & Cia. 1938.

CONRADO, A. Fibras d’um coração (Prosas simples com pretensão a versos) – Ensaios literários. Lourenço Marques: Tipografia da Escola de Artes e Ofícios, 1933.

COSTA, D. R. Rui de Noronha (prefácio). In: NORONHA, Rui. Sonetos. Lourenço Marques: Tipografia Minerva Central, 1947.

FERREIRA, M. Literaturas africanas de expressão portuguesa. São Paulo: Ática, 1987.

FERREIRA, M. O mancebo e trovador Campos Oliveira. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1985.

FERREIRA, M.; MOSER, G. Bibliografia das literaturas africanas de língua portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional da Casa da Moeda, 1983.

JAUSS, H. R. História da literatura como provocação à história literária. São Paulo: Ática, 1994.

KNOPFFLI, R. Breve relance sobre a actividade literária. Facho, nº 30, Lourenço Marques, setembro de 1974, p. 6-8.

LEMOS, M. Augusto Conrado: “A perjura ou a mulher de duplo amor”. Revista Tempo, nº 799, Maputo, 2 de fevereiro de 1986a, p. 47-50.

______. Augusto Conrado: “A perjura ou a mulher de duplo amor” (Conclusão). Revista Tempo, nº 800, Maputo, 9 de fevereiro de 1986b, p. 47-50.

LOBATO, A. Poesia moçambicana: Rui de Noronha, o esquecido. Mundo Português, Revista de Actualidades do Império, Lisboa, II Série, n. 5/6, 1946, p. 356-361.

MANUSSE, J. C. Revista Itinerário e a recepção da estética presencista e neo-realista em Moçambique. ECOS, Cáceres, v. 4, nº 1, 2008, p. 26-32.

MARGARIDO, A. Estudos sobre as literaturas das nações africanas de língua portuguesa. Lisboa: A regra do jogo, 1980.

MENDES, O. Cinco poesias do mar Índico. Seara Nova, Coimbra, n. 1029, abril de 1947, p. 257.

______. Sobre literatura moçambicana. Maputo: INLD, 1980.

MENDONÇA, F. Literatura moçambicana: a história e as escritas. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane, 1989.

______. Literatura moçambicana: as dobras da escrita. Maputo: Ndjira, 2011.

______. Moçambique, lugar para a poesia. In: SOUSA, Noémia. Sangue negro. São Paulo: Kapulana, 2016, p. 183-194.

______. Para uma periodização da literatura Moçambicana. Lua nova: letras, artes & ideias, nº 1, Maputo, 1988, p. 6-13.

______. Poetas do Índico – 35 anos de escrita. Mulemba. Rio de Janeiro, v.1, nº 4, 2011, p. 16 -37.

______. Rui de Noronha, entre a memória e o esquecimento. In: NORONHA, Rui. Os meus versos (org. Fátima Mendonça). Maputo: Texto Editores, 2006, p. 3-16.

MENDONÇA, F.; PINTO, C. B. João Albasini e as luzes de Nwandzengele: jornalismo e política em Moçambique, 1908-1922. Maputo: Alcance, 2012.

NEVES, O. M. L S. I. Em defesa da causa africana: intervenção do Grémio Africano na sociedade de Lourenço Marques, 1908-1938. (Dissertação). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 1989.

______. O movimento associativo africano em Moçambique: tradição e luta (1926-1962). (Tese). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2008.

NHAMONA, Elídio Miguel Fernando. Dialética das formas literárias: uma interpretação de O livro da Dor, Godido e outros contos e Chitlango, filho de chefe. (Tese). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2016.

NOA, F. Uns e outros na literatura moçambicana. São Paulo: Kapulana, 2017.

NORONHA, R. Ao mata bicho. (Org. António Sopa, Calane da Silva, Olga Iglésias Neves). Maputo: Texto Editores, 2006a.

______. Os meus versos (Org. Fátima Mendonça). Maputo: Texto Editores, 2006b.

______. Sonetos. (Org. Domingos Reis Costa). Lourenço Marques: Minerva Central, 1947.PINTO, 2012

ROCHA, A. Associativismo e nativismo: os fundamentos do discurso ideológico. In: RIBEIRO, Fátima; SOPA, António (org.). 140 anos de imprensa em Moçambique. Maputo: Amolp, 1996, 29-48.

ROCHA, I. A imprensa de Moçambique: história e catálogo (1854-1975). Lisboa: Livros do Brasil, 2000.

ROCHA, I. Sobre as origens de uma literatura africana de expressão portuguesa: raízes e consciencialização. In: Les litteratures africaines de langue portugaise: a la recherche de l'identite individuelle et nationale. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p.29-38.

RODRIGUES JUNIOR. Para uma cultura moçambicana (ensaio). Lisboa: Ed. autor, 1951.

SARAIVA, A. J.; LOPES, O. História da literatura portuguesa. Porto: Porto Editora, 1989.

SERRANO, A. Sons orientaes. Lourenço Marques: Imprensa Nacional, 1891.

WHITE, E. Augusto de Conrado: uma voz de sempre. Revista Tempo, Maputo, n. 736, 18 novembro 1984, p. 48-50.

WHITE, E.; CHABAL, P. Augusto de Conrado, an early Mozambican poet. Portuguese Studies, v. 4, Ontario, 1988, p. 206-218.

ZAMPARONI, V. De escravo a cozinheiro: colonialismo & racismo em Moçambique. Salvador: EdUFBA, 2007.

______. A imprensa negra em Moçambique: a trajetória de “O Africano” – 1908-1920. África, Revista do Centro de Estudos Africanos, São Paulo, n. 11, v. 1, 1988, p. 73-86.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Artigos de Literatura