Blogs: innovative possibility for teaching portuguese?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n3a36391

Palavras-chave:

Blog, Portuguese Language Teaching, Sociodiscursive Interactionism.

Resumo

This paper aims to problematize the use of a blog as a tool for the teaching Portuguese. Blog, is a web page that is supposed to be updated very frequently through the placement of messages or "posts" consisting of images and / or texts, was created as a popular option for online texts publication, considering the fact that it does not require advanced knowledge in computer science. The study to be presented here is a descriptive research with a qualitative approach. The analysis was based on Miller and Sheppard (2004) excerpts from the concepts of Sociodiscursive Interactionism (ISD) of Bronckart’s framework of analysis procedures (2009, 2003, 2004, 2006, 2008) and Bronckart and Machado (2009). The results indicated that the style of the blog studied emphasizes the personal and professional experience of its creator, because the content uploaded in the blog seems to represent the freedom of selection and presentation of the blogger. The blog is seen by the user as an attempt to follow the digital advances, through a technological determinism, without the use of the resource in all its potential for the teaching Portuguese.

Biografia do Autor

Edmilson Francisco, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2019), Especialista em UEI (Uso Educacional da Internet) pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS(2014), Graduado em FILOSOFIA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI/MG (2009), Graduado em LETRAS com licenciatura em Português e Inglês pelo CENTRO UNIVERSITARIO DE LAVRAS - UNILAVRAS (2000), Técnico em Processamento de Dados pela Escola da Comunidade Juventino Dias - CENEC/LAVRAS/MG)(1995), Professor do Ensino Básico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Prefeitura Municipal de Lavras/MG. Áreas e temáticas de interesse: análise do discurso, tecnologias na educação, formação docente, metodologias de ensino de línguas, ensino técnico e profissional. (Email: ferriceliuei2014@gmail.com)

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009), na Área: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Especialista em Psicopedagogia pela UCB (2005). Graduada em Letras, pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (1997). Professora Ajunto A, classe A, do Departamento e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: história da literatura didática brasileira, cultura material escolar, leitura, livro, leitor, alfabetização e práticas de leitura. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Leitura e Cultura Escrita, da Universidade Federal de Lavras. Atuou como Coordenadora do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Lavras (2014-2018). Atuou no editorial da Revista Devir Educação, da Universidade Federal de Lavras (2016-2019). Membro da Associação de Leitura do Brasil (ALB), desde 2008, da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), desde 2014, Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária, Arte Narrativa e Contação de Histórias. (Texto informado pelo autor)

Patrícia Vasconcelos Almeida, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006), com um período na Inglaterra na Universidade de Bath. Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais em Linguística Aplicada - Estudos Linguísticos - linha: Linguagem e Tecnologia (2019). Atualmente é professora de língua inglesa na Universidade Federal de Lavras, no curso de Letras, Departamento de Estudos da Linguagem. Professora no programa de pós-graduação da Educação (mestrado profissional) e da pós- graduação Letras (mestrado acadêmico). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, estratégias de aprendizagem, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras mediado pelas tecnologias digitais, tecnologia educacional, ambientes virtuais de aprendizagem, preceitos e utilização da Teoria da Atividade e da Pesquisa Narrativa (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Artigos de Língua