A palavra como arma: metáforas de guerra na conceptualização do antagonismo verbal

Autores

  • Solange Coelho Vereza Universidade Federal Fluminense, UFF, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n2a38218

Palavras-chave:

Mapeamentos, Metáforas de Guerra, Metáfora Situada, Frames.

Resumo

Apoiando-se na Teoria da Metáfora Conceptual (TMC), que se insere na área da Linguística Cognitiva, este artigo tem como objetivo investigar a natureza dos mapeamentos cognitivos, e seus efeitos de sentido, que são projetados do domínio-fonte GUERRA para diferentes domínios-alvo. Exploraremos, a partir da análise de 10 memes da internet, o modo com que elementos do frame GUERRA, como domínio-fonte, é projetado (mapeados) em domínios-alvo que dizem respeito a formas de antagonismo verbal e sua “arma” principal: a palavra. Os conceitos de mapeamento (FAUCONNIER, 1997), metáfora conceptual (LAKOFF; JOHNSON (1980 [2002]) e metáfora situada (VEREZA, 2013) representam a base teórico-metodológica da discussão empreendida a partir do corpus. A análise, além de corroborar o postulado da corporeidade que está no cerne da linguística cognitiva, revelou, mais especificamente, como a metáfora conceptual PALAVRA É ARMA licencia uma série de mapeamentos online (metáforas situadas) que evidenciam a ubiquidade da conceptualização bélica de PALAVRA e seus efeitos subjetivos.

Biografia do Autor

Solange Coelho Vereza, Universidade Federal Fluminense, UFF, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.

Graduada em Licenciatura Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com Especialização em Ensino de Línguas pela London University (com grau de distinção). Mestra (MA) em Language and Literature in Education pela London University (1982), e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Tem experiência nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Linguística Aplicada. Suas pesquisas e publicações situam-se no âmbito da linguística cognitiva, particularmente, com foco especial sobre o fenômeno da metáfora conceptual. É professora Titular da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF.

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Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier