O gênero carta: estratégias enunciativas no discurso de cinco séculos

Autores

  • Luciana Paiva de Vilhena Leite UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2008.v4n0a3881

Resumo

Esta pesquisa objetiva estudar qualitativamente e quantitativamente as estratégias discursivas presentes em textos de cartas escritas em língua portuguesa em um período que compreende o século XVI ao século XX.

A fundamentação teórica que sustenta este estudo alia as perspectivas teóricas da Semântica Linguística, da Teoria Semiolinguística do Discurso, da Teoria da Enunciação Lingüística e do enfoque variacionista laboviano.

Partindo-se do pressuposto de que o gênero carta abrange uma grande faixa de temporalidade, já que, durante séculos, a começar pela carta de Pero Vaz de Caminha, ela teve importante papel no campo da intercomunicação entre enunciadores, observa-se que tais discursos contêm “marcas” enunciativo-discursivas que revelam não só as relações discursivas, mas também as relações sociais que se estabelecem entre os participantes do ato enunciativo.

Dos corpora analisados constam cartas produzidas no Brasil e em Portugal num período que abarca do século XVI ao século XX, totalizando 25 textos estudados e divididos, conforme sejam oficiais ou não oficiais.

Os resultados revelam que o discurso das cartas tende a umnível de assimetria que condiz não só com a distância entreos interlocutores, mas também com as estratégias que estesusam para que se consiga perceber a projeção da enunciaçãonos seus enunciados. O estudo contribui, ainda, para quesejam “desvendadas” as relações sócio-discursivas existentesentre os missivistas no decorrer da história.

Downloads

Publicado

2008-12-29

Edição

Seção

Artigos Inéditos