A aula de alteridade em <em>O quinze</em>
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2010.v7n0a3905Resumo
Este ensaio apresenta uma releitura de O quinze, de Rachel de Queiroz, como uma obra pioneira na representação da alteridade feminina. Conceição, a protagonista, apresenta um duplo movimento identitário, pois, além de ter atitudes feministas, preocupa-se com o outro de classe. Partimos das reflexões de Elódia Xavier e Cristina Ferreira Pinto para identificar as estratégias feministas, com o apoio das propostas teóricas de Silviano Santiago e Guacira Louro quanto à questão da literatura híbrida e dos deslocamentos espaciais da protagonista, respectivamente.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).