Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Reflexões em torno da trama do feminino em Clarice Lispector

Autores

  • Lucia Helena UFF

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2011.v9n0a3922

Resumo

O artigo discute a questão do gênero, na atividade literária de escritoras mulheres, consciente de que não é tarefa da literatura representar de forma transparente o contexto, nem um eterno feminino. Chamando a atenção para o conceito de generização desenvolvido por Teresa de Lauretis em seu artigo “Tecnologias de gênero”, o ensaio comenta algumas passagens de Lispector, discutindo seus textos e questionando se sua ficção é ou não o produto de uma écriture féminine, como propôs Hélène Cixous.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Helena, UFF

Professora Titular de Literatura Brasileira da UFF e Professora aposentada de Teoria da Literatura da UFRJ, além de pesquisadora 1-A do CNPq.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

HELENA, Lucia. Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Reflexões em torno da trama do feminino em Clarice Lispector. Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, Rio de Janeiro, v. 9, 2011. DOI: 10.35520/diadorim.2011.v9n0a3922. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/3922. Acesso em: 5 ago. 2026.

Edição

Seção

Literatura Brasileira