ANÁLISE DA MULTIMODALIDADE NO GÊNERO RECEITA CULINÁRIA EM VÍDEOS DE FALA INFANTIL DE UM CORPUS INTERCONTINENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39678

Palavras-chave:

Gesto, Fala, Variação, Cultura, Gêneros textuais orais

Resumo

A oralidade constitui-se por meio de vários fenômenos, como a prosódia, a gestualidade, que acompanha o fluxo da fala, o movimento do corpo, as expressões faciais, entre outros aspectos. Nessa perspectiva, a língua é vista como um sistema integrado, como defende McNeill (1985), em que fala e gestos se encontram integrados em uma única matriz de significação. Diante dessa concepção, este artigo, parte de uma pesquisa maior, tem como objetivo socializar as primeiras discussões e resultados de uma pesquisa intercontinental, intitulada ‘Gesto e fala de crianças em ambientes digitais: acervo de dados intercontinentais’, que visa a coletar dados de crianças de 7 a  12 anos, que possuam o português como língua oficial (Moçambique, Portugal e Brasil), em contextos familiares, para  uma melhor compreensão da língua portuguesa em sua variedade nesses três países. De uma maneira geral, buscaremos suporte em Bakhtin (1997), para concepção de língua, e em McNeill (1992, 2000) e Kendon (2009), para a discussão gesto e fala. Metodologicamente, analisaremos a multimodalidade gestual e verbal em três vídeos do gênero receita culinária com três crianças (brasileira, portuguesa e moçambicana), buscando identificar regularidades presentes nos dados descritos no ELAN. As análises preliminares mostram pouca divergência no uso dos gestos e uma maior coincidência nas três crianças, tanto no uso de gestos emblemáticos, destacando os icônicos + metafóricos e os dêiticos + metafóricos, quanto aos pantomímicos, para um maior emprego dos icônicos + ritmados. Além disso, percebe-se a profusão de gestos, desde o início da fala até o final da apresentação dos gêneros, nas três crianças. A naturalidade da movimentação do corpo, da cabeça, do olhar, das mãos durante a verbalização ou na ausência de fala é notória, nos encaminhando para o fortalecimento da tese de que fala e gesto compõem uma só matriz.

Biografia do Autor

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de de Pós graduação em Linguística da UFPB, área de atuação Aquisição da Linguagem

Evangelina Maria Brito de Faria, UFPB

Professora Titular do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e Programa de Pós Graduação em Linguística

Paula Michely Soares da Silva, UFPB

Programa de Pós Graduação em Linguística

Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra, UFPB

Programa de Pós Graduação em Linguística

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Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier