Análise acústica de sons vocálicos de palavras funcionais do inglês

Autores

  • Katiene Rozy Santos do Nascimento Universidade Estadual do Ceará
  • Wilson Júnior de Araújo Carvalho Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2012.v12n0a3979

Resumo

Analisamos as características formânticas (F1 e F2) e de duração dos sons vocálicos das palavras funcionais asat, thatbutdoesuscouldshoulddoof, produzidas por estudantes de inglês como língua estrangeira (ILE). Fundamentados na Teoria Acústica de Produção da Fala, comparamos os dados acústicos extraídos das palavras funcionais selecionadas, em contexto acentuado e não acentuado, a fim de identificar possíveis diferenças entre as realizações dessas palavras. O grupo de informantes foi composto por 13 estudantes brasileiros de ILE, de nível intermediário e do sexo feminino. Para a realização da coleta de dados, desenvolvemos um experimento de leitura de sentenças, com 20 frases-veículo, contendo as palavras funcionais, sendo 10 sentenças contendo as palavras em contexto acentuado e 10 com as mesmas palavras em contexto não acentuado. Os sons vocálicos obtidos foram analisados no PRAAT e submetidos à análise estatística. No que se refere às características formânticas (F1 e F2), os resultados evidenciaram que somente as palavras funcionais but, coulddothatus apresentaram diferenças significativas entre as realizações em contexto acentuado e não acentuado, em um dos formantes analisados. No tocante às características de duração, apenas as palavras asdoesus apresentaram diferenças não significativas entre as realizações dos dois contextos prosódicos analisados. Quanto à vogal reduzida [É™], os resultados demonstraram que nossos informantes de pesquisa ainda não produzem a vogal alvo nas palavras funcionais produzidas em posição não acentuada. De um modo geral, os resultados alcançados sugerem que estudantes de ILE tendem a utilizar a duração do som vocálico para distinguirem as palavras funcionais produzidas em diferentes contextos prosódicos.

Biografia do Autor

Wilson Júnior de Araújo Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Professor Adjunto, área de Linguística Aplicada. Prof. do Curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.

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Publicado

2012-12-14

Edição

Seção

Artigos