A MORFOLOGIA DOS DESVIOS DE GÉNERO GRAMATICAL EM PLNM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n2a40574

Palavras-chave:

sistema de classificação nominal, género gramatical, aquisição tardia de português como língua não materna, transferência linguística

Resumo

Reconhecendo o género gramatical como uma área crítica na aquisição tardia do português como língua não materna (PLNM) (FERREIRA, 2011; 2019; MARTINS, 2015; PINTO, 2017), neste trabalho analisam-se desvios morfológicos detectados em produções escritas por falantes nativos de espanhol, alemão e inglês, a frequentar turmas em diferentes níveis de proficiência linguística. Mais especificamente, pretende-se apurar, a partir da análise de formas morfológicas desviantes que resultam da tentativa do aprendente em estabelecer a concordância nominal em género, padrões de aquisição desta estrutura que se correlacionem quer com fatores intralinguísticos, como a configuração do sistema linguístico (v.g. morfossemântico) nativo do aprendente e as características de atribuição de valores de género do português (VILLALVA, 1994; MOTA, 2020), quer com fatores extralinguísticos, como o nível de aprendizagem. Da análise empírica conclui-se que, além da transferência linguística, uma parte substancial dos desvios resulta da sobregeneralização dos padrões de atribuição de valores de género disponíveis em português (*os tempos livros, *as carpetas). Portanto, estes dados são reveladores de um certo grau de sensibilidade dos diferentes grupos de aprendentes quanto aos indícios formais de atribuição de género.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIKHENVALD, A. Y. Classifiers. A Typology of Noun Categorization Devices. Oxford: University Press, 2000.

BRITO, A. M. Categorias Sintácticas. In.: MATEUS, M. H.M. et al. Gramática da Língua Portuguesa (5ª ed., revista e aumentada), Lisboa: Caminho, 2003, p. 323-432.

CHOUPINA, C. M.; BAPTISTA, M. A.; COSTA, J. A. A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE. Anais do IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, V. 3, n. 1. Uberlândia, 2014.

CHOUPINA, C. M.; BAPTISTA, M. A.; COSTA, J. A.; OLIVEIRA, I.; QUERIDO, J. Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre o género linguístico nos alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 1 (1), p. 201-231, 2016.

CORBETT, G. G. Gender. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

CORDER, S. P. La importancia de los errors del que aprende una lengua segunda. In.: LICERAS, J. M. (org.). La Adquisición de las lenguas extranjeras: hacia un modelo de análisis de la interlengua. Madrid: Visor, p.31-40, 1992. Tradução espanhola do original inglês de 1967.

FERREIRA, T. S. Padrões na aquisição/aprendizagem da marcação de género nominal em português como L2. Coimbra: FLUC, 2011. Dissertação (Mestrado em Português Língua Estrangeira/ Língua Segunda), Faculdade de Letras, UC, Coimbra, 2011.

FERREIRA, T. S. Aquisição/aprendizagem do sistema de atribuição de género nominal em PLNM. Coimbra: FLUC, 2019. Tese (Doutoramento em Linguística do Português), Faculdade de Letras, UC, Coimbra, 2019.

FRANCESCHINA, F. Fossilized Second Language Grammars – the Acquisition of Grammatical Gender. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2005.

GODINHO, A. P. A aquisição da concordância de número e a sua relação com a aquisição da concordância de género: um estudo realizado com aprendentes chineses de português L2. In.: MARÇALO, M. J.; LIMA-HERNANDES, M.; ESTEVES, E.; FONSECA, M.C.; GONÇALVES, O.; VILELA, A.L.; SILVA, A. A. (eds.). Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras juntar culturas. Universidade de Évora, p. 28-55, 2010.

GRINEVALD, C. Classifiers. In.: BOOIJ, G.; LEHMANN, C.; MUGDAN, J.; SKOPETEAS, S. (eds.). Morphology: an international handbook on inflection and word formation. Berlin: Walter de Gruyter, 2000, p. 1016-1031.

IBRAHIM, M. H. Grammatical Gender. Paris: Mouton, 1973.

LACSÁN, V. The acquisition of gender agreement in L2 Portuguese by adult Hungarian speakers. Lisboa: FLUL, 2015. Dissertação (Mestrado em Linguística do Português), Faculdade de Letras, UL, 2015.

LEIRIA, I. Léxico, Aquisição e Ensino do Português Europeu língua não materna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2006.

MARIOTTO, E. M. C. & LOURENÇO-GOMES, M. C. Análise de erros na escrita relacionados à aprendizagem da concordância de gênero por falantes nativos do inglês, aprendentes de português europeu como língua estrangeira. In.: Anais do IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP). Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Faculdade de Letras/UFG, Goiânia, Goiás, Brasil, p. 1278-1285, 2013.

MARTINS, C. S. P. Número e género nominais no desenvolvimento das interlínguas de aprendentes de português europeu como língua estrangeira. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, Série Letras e Ciências Sociais, 1 (1), p. 26-51, 2015.

MOTA, M. A. Morfologia nas interfaces. In.: MARTINS, A. M.; CARRILHO, E. (eds.). Manual de Linguística Portuguesa, Berlin/Boston: De Gruyter, 2016a, p. 156-177.

MOTA, M. A. Morfologia do nome e do adjetivo. In.: RAPOSO, E. B. P.; DO NASCIMENTO, M. F. B.; MOTA, M. A.; SEGURA, L.; MENDES, A. (eds.). Gramática do Português, V. III. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2020, p. 2833-2930.

PINTO, J. A aquisição do género e da concordância de género em português língua terceira ou língua adicional. In.: Osório, P.; Grosso, M. J. (eds.). Teorias e Usos Linguísticos – Aplicações ao Português Língua Não Materna. Lisboa: Lidel, p. 91-110, 2017.

RIO-TORTO, G.; RODRIGUES, A. S. Formação de nomes. In.: RIO-TORTO, G. et al. Gramática Derivacional do Português (2ª edição), Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016, p. 135-240.

RITTER, E. Where’s Gender?. Linguistic Inquiry, 24 (4), p. 795-803, 1993.

SABOURIN, L.; STOWE, L. A.; DE HAAN, G. D. Transfer effects in learning a second language grammatical gender system. Second Language Research, SAGE Publications, 22(1), p. 1-29, 2006.

SELINKER, L. La Interlengua. In.: LICERAS, J. M. (org.). La Adquisición de las lenguas extranjeras: hacia un modelo de análisis de la interlengua. Madrid: Visor, p.79-101, 1992. Tradução espanhola do original inglês de 1972.

VILLALVA, A. Estruturas morfológicas. Unidades e Hierarquias nas Palavras do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.

VILLALVA, A. Estrutura mórfica básica. In Mateus, In.: MATEUS, M. H.M. et al. Gramática da Língua Portuguesa (5ª ed., revista e aumentada), Lisboa: Caminho, 2003, p. 919-931.

WHITE, L.; VALENZUELA, E.; KOZLOWSKA-MACGREGOR, M.; LEUNG, Y. I. Gender and number agreement in nonnative Spanish. Applied Psycholinguistics, 2, p. 105-133, 2004.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier